IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva

CORRELAÇÃO ENTRE COMPOSIÇÃO CORPORAL E IDADE DOS INDIVÍDUOS DO SEXO MASCULINO E FEMININO HOMENS E MULHERES PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA –UNISUL - IÇARA/SC.

Hudson Mafra Junior 1
Richard Sene  1
Antônio Alberto de Lara Junior  1
Sidenir Niehuns Neurer 1
Sylvia Maria Marcenes Vieira  1
Marcos Paulo Hulber  1
(1. UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA / UNISUL)
INTRODUÇÃO:

Há muito tempo o homem tem a necessidade de estudar e classificar o corpo humano nos seus mais diferentes aspectos morfológicos. Dentre eles o estudo da composição corporal tem uma posição de destaque não somente pela sua variabilidade ao longo da vida mas, sobretudo, pela associação com o equilíbrio energético. Dessa forma mostra uma relação mútua entre composição corporal, nutrição e exercício físico, despertado enorme interesse entre os profissionais ligados à promoção de saúde, em razão das complicações metabólicas e funcionais que uma quantidade inadequada de gordura pode acarretar em qualquer idade. Guedes e Guedes (1995). Por tratar-se de um programa de qualidade de vida e por entender que o metabolismo decresce com a idade, surgiu a necessidade de comprovar estatisticamente a relação empírica existente entre idade e percentual de gordura dos praticantes do Programa de Qualidade de Vida – UNISUL (PQV).

METODOLOGIA:

Com assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, os participantes, 66 indivíduos sendo que 34 (51%) do sexo feminino e 32 (49%) do sexo masculino onde apresentavam uma idade média de 42 anos com desvio padrão de 15 e 46 anos com desvio padrão de 12 respectivamente. Na coleta de dados, utilizou-se a metodologia imposta pela Sociedade Internacional de Padronização de Normas Antropométricas (ISAK). Para a coleta de peso corporal foi utilizado uma balança digital (Filizola) com prescisão 100 gramas e capacidade máxima de 150 quilogramas. A estatura foi aferida com a utilização de estadiômetro, tipo trena com 220cm (Seca), modelo 206. Para determinação dos valores antropométricos foi realizado os seguintes instrumentos antropométricos, validados (MICHELS, 1996):Plicômetro da marca Slin Guide, Trena Antropométrica Sanny, Caneta Demográfica, Compasso de pequenos diâmetros. O percentual de gordura foi obtido através dos cálculos de regressão da equação de Jackson e Pollock (1980). O procedimento foi realizado na Praça do Município de Içara no período matutino no dia 10/10/2005.

RESULTADOS:

Através do teste de Coeficiente de Correlação (r) obteve-se correlação positiva para percentual de gordura e idade, onde para os indivíduos do sexo feminino r= 0,719837, e nos resultados do sexo masculino o r=0,415692. Sabe-se que para correlação positiva "r"deve variar de 0 a 1.

CONCLUSÕES:

Conclui-se que a medida que se envelhece, o corpo humano acumula um percentual de gordura cada vez maior, quem sabe em função do decréscimo do metabolismo basal, ocorrido pela perda de massa muscular, e/ou pela baixo nível de exercícios físicos realizadas, uma vez que é característico dessa faixa etária, portanto os achados nessa pesquisa vem comprovando a análise empírica observada inicialmente.

Instituição de fomento: Curso de Educação Física e Esportes – UNISUL –Campi Tubarão
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Percentual de Gordura; Idade; Qualidade de Vida.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006