IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
A MULHER COMO TEMA DE PESQUISA CIENTÍFICA NA UFRN - 1993 A 2003
Julyana Vilar de França Manguinho 1
Maria Francinete de Oliveira 2
(1. Departamento de Educação /UFRN; 2. Departamento de Enfermagem / UFRN / Doutora em Educação / Orientadora)
INTRODUÇÃO:
Desde a década de 1970, vem crescendo no Brasil e em todo o mundo, o interesse pelos estudos relacionados à vida das mulheres. Nos anos de 1980, esses estudos proliferaram, desembocando, posteriormente, nos estudos de gênero, que buscam enfatizar o caráter social e relacional das diferenças entre homens e mulheres. Esse crescimento foi possível graças a uma nova idéia de se produzir ciência no interior das universidades através dos núcleos de estudos e pesquisas sobre a mulher e relações de gênero. Os debates sobre os problemas enfrentados para a consolidação da temática de gênero no âmbito acadêmico mostravam à necessidade de se combater a produção científica marcada pelo androcentrismo. Dessa forma, os problemas de legitimação da temática de gênero e da pesquisa sobre as mulheres ocorrem em condições particularmente adversas geradas pelos demais problemas estruturais do ensino e pesquisa nas universidades públicas. Diante do exposto traçamos como objetivo da presente pesquisa investigar a produção científica, realizada na UFRN, sobre a temática mulher, no período de 1993 a 2003. A importância do presente estudo pode ser medida através de seus resultados que mostram o panorama real “do que, como e quem” estuda as mulheres na UFRN, além de servir de subsídios para outros estudos.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica e documental. Para tanto, foram coletados todos os trabalhos produzidos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sobre a mulher, no período de 10 anos (1993 a 2003), os quais estão depositados e catalogados nas bibliotecas e nos acervos dos Centros e Departamentos. Após a identificação dos mesmos passamos para a segunda fase da pesquisa que foi selecionar os resumos de acordo com as seguintes categorias: centro/departamento, tema, natureza (monografia graduação ou especialização, dissertação e tese) e o sexo de quem os produziu.
RESULTADOS:
Dos estudos selecionados, 95% foram produzidos por mulheres. Este percentual se justifica pelo fato de que os mesmos foram desenvolvidos em cursos cujo atendimento profissional se destina, preferencialmente, às mulheres. Além disso, são cursos cujo universo feminino predomina, como medicina (toco-ginecologia), enfermagem e serviço social. Com relação às monografias, tanto de graduação quanto de especialização, o curso que mais se destacou (49,4% da produção), foi Serviço Social. Inferimos que este dado se deve ao fato de que no referido curso a monografia é uma exigência para sua conclusão. Nesta modalidade de trabalho científico o tema mais estudado foi à saúde. A participação das mulheres na política e as relações de gênero na sociedade, representaram 40% do total da produção científica do mestrado e doutorado. Os demais temas versaram sobre a saúde, a educação, o trabalho e a violência. Os cursos de mestrado e doutorado em educação foram os que mais produziram teses e dissertações tendo a mulher como objeto de investigação.
CONCLUSÕES:
Concluímos que na UFRN há uma produção científica significativa sobre a mulher nos mais diversos temas, destacando-se a educação, a saúde, o trabalho, a violência e a política. Ressaltamos a importância desse material e que o mesmo seja catalogado e colocado a disposição das pessoas que estudam as mulheres e as relações de gênero.
Instituição de fomento: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: pesquisa; mulher; gênero.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006