IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
OS COORDENADORES E SEUS SABERES: UM OLHAR ACERCA DA PRÁXIS DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS ESCOLARES
Ana Paula de Azevêdo Araújo 1
Lidiane Caroline de Araújo Alves 1
Tânia Cristina Meira Garcia 1
(1. Universidade Federal de Rio Grande do Norte/UFRN)
INTRODUÇÃO:
O trabalho da coordenação pedagógica fundamenta-se em um conjunto específico de saberes, próprio a atividade na escola, e em cujas bases encontra-se um campo de conhecimento característico ao exercício profissional, sendo a escola e mais especificamente no chão da sala de aula, onde se efetiva, por excelência, a ação do coordenador pedagógico como articulador dos saberes da prática pedagógica. Atributo de concretização da profissionalização da atividade do professor, o saber que está presente na escola se legitima pela prática de determinadas funções que o coordenador desenvolve quotidianamente em condições específicas, contextualizadas social, histórica e institucionalmente, cujo significado é adquirido tanto por ele como pelos outros agentes educacionais envolvidos nesse processo. Na abordagem que fazemos o interesse da pesquisa fundamenta-se na identificação de como os coordenadores da escola Municipal Presidente Kennedy, no Município de Caicó-RN, desenvolvem suas atividades diárias, a partir da observação dos saberes que servem de base ao seu ofício, identificando-os e classificando-os.
METODOLOGIA:
Para tanto, realizamos um levantamento de informações sobre a ação do coordenador pedagógico a partir da observação in loco do seu trabalho. Entrevistamos, ainda, dois destes coordenadores, buscando identificar nos discursos e atitudes, por eles desenvolvidas, aqueles que pudessem ser caracterizados como repertório próprio ao exercício profissional do coordenador. Utilizamos como referencial teórico os escritos de Maurice Tardif, acerca dos saberes, cuja abordagem serviu de matriz para montagem da categorização dos saberes dos coordenadores focados na pesquisa.
RESULTADOS:
Dos achados podemos dizer que os discursos dos coordenadores nos mostram como os saberes provindos da prática são importantes no desenvolvimento de seu trabalho. Identificamos, também, que na maioria das ações por ele praticadas prevalecem os saberes denominados de experienciais, uma vez os mesmos utilizam os conhecimentos adquiridos na carreira e no seu contato com as rotinas da escola, para desempenhar sua função, além de utilizarem alguns conhecimentos adquiridos na formação. Estes últimos empregados como meio de integração entre os conhecimentos teóricos e práticos, fazendo com que os conhecimentos adquiridos nas instituições formadoras sejam retraduzidos e adaptados a sua utilidade no ensino.
CONCLUSÕES:
Constatamos que o trabalho da coordenação pedagógica é constituído de diversos saberes que fundamentam sua atividade profissional na instituição escolar, estes, definidores da prática desses profissionais e característicos do “fazer” cotidiano. Ao classificarmos e identificarmos tais saberes percebemos o quanto é complexa a atividade desses profissionais, pois os mesmos realizam tarefas que os colocam diante de situações contingentes, nas quais a utilização dos saberes da formação ao lado dos da experiência, passam a ser um elemento essencial para o enfrentamento das mesmas. Sendo assim podemos definir o trabalho do coordenador como um trabalho compósito, interativo, personalizado.
 
Palavras-chave: Saberes; coordenação pedagógica; escola.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006