IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
PROJETO INTERDISCIPLINAR MEIOS DE HOSPEDAGEM E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Fernando Estima de Almeida 1
Maristela de Souza Goto Sugiyama 1
(1. Prof.(a) Ms. - Centro Universitário SENAC - São Paulo - SPProf.(a) Ms. - Centro )
INTRODUÇÃO:
O projeto interdisciplinar dos alunos do 2o. Semestre dos cursos Bacharelado em Hotelaria, do Centro Universitário SENAC tem como tema a responsabilidade social e hospitalidade. Os alunos visitam meios de hospedagem como hospitais, albergues, creches, asilos, manicômios e outras instituições, que apresentam as categorias da hospitalidade (recepcionar, hospedar, alimentar e entreter). Os objetivos são aprofundar as questões relacionadas com a hospitalidade e a responsabilidade social na hotelaria. A pesquisa tem uma importância fundamental, pois amplia a participação dos alunos, professores e coordenação nas ações de iniciativa sócias.
METODOLOGIA:
A pesquisa é construída com a seguinte metodologia: os alunos visitam os meios de hospedagem escolhidos (preferência para instituições, que estão no entorno do Centro Universitário SENAC - campus Santo Amaro e pertencem a Rede Social Campo Grande).  Os alunos realizam uma entrevista qualitativa com o gestor das instituições e fazem um relatório inter-relacionando as áreas da hotelaria que compõem os meios de hospedagem em estudo e propõem soluções. Este trabalho tem uma também uma contextualização do assunto pesquisado. O trabalho e apresentado ao corpo docente, nas formas de apresentação oral e escrita (com a utilização da linguagem acadêmica).
RESULTADOS:
O principal resultado da pesquisa é o envolvimento dos alunos com ações de iniciativa social. Além disso, a um despertar para a área social como possibilidade de mercado de trabalho. O interdisciplinar também conscientiza os gestores das instituições visitadas a lidarem com as diversas áreas da hotelaria e aplicar este conhecimento no seu dia-a-dia. Esta inter-relação entre realidades tão diferentes tem possibilitado novos projetos de iniciativas sociais, nas área de pesquisa, ensino e extensão.
CONCLUSÕES:
O objetivo de despertar os alunos, corpo docente e coordenadores do curso Bacharelado em Hotelaria, do Centro Universitário SENAC para as questões que relacionam a hotelaria e os meios de hospedagem não tradicionais tem alcançado seus resultados. Este fato pode ser comprovado pelas exposições de fotos e objetos, que representam as instituições visitadas. E também podem ser verificadas pelo trabalho voluntário dos alunos, nas ações do Centro Universitário. Os vários projetos sociais propostos têm recebido a adesão de todo o corpo discente.
 
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Hospitalidade; Iniciativa Social.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006