IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas
A INVESTIGAÇÃO DO TEMA INTERPESSOAL EM PERGUNTAS DE SURVEY
Maura Bernardon 1
(1. Ms. / GESEB - Grupo de Pesq. em Secretariado Exec. Bilíngüe - Uiversidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Toledo )
INTRODUÇÃO:

Neste estudo, com fundamentos da lingüística e aplicação na área das ciências socias e sociais aplicadas, são analisadas e classificadas frases independentes, indicativas interrogativas na Língua Inglesa, de exemplos utilizados no livro Survey Questions: Handcrafting the Standardized Questionnaire, Converse e Presser (1986). O método de pesquisa de survey utiliza dados envolvendo informações escritas e faladas sobre características, atitudes e opiniões em geral e requer a elaboração de questionário e entrevistas, usados para a coleta dos dados, conduzindo de certa forma, a interação entre o pesquisado/pesquisador. Estudos na elaboração de perguntas de pesquisa mostram problemas tais como duplo sentido, perguntas muito longas, negativos duplos, dúvidas quanto ao uso da linguagem padrão ou não, negativos implícitos e outros. Porém, se conhecermos a funcionalidade da língua e de que forma representamos e organizamos as idéias e intenções, passaremos a entender melhor as nossas colocações nas perguntas e conseqüentemente as respostas de nossos entrevistados, como também estaremos evitando problemas textuais tais como os citados acima.

 

METODOLOGIA:

Com base na LSF (Lingüística Sistêmica-Funcional) e em Halliday (1994); Butt et al. (2001); Siqueira (2000), exploro a Metafunção Textual-Tema Interpessoal - em 10 orações independentes. Esses exemplos são uma amostragem de como o Tema Interpessoal aparece em perguntas, especialmente em perguntas de survey, representando formas de interação. O Tema Interpessoal, focado neste trabalho, se refere aos tipos de interação entre os falantes ou as posições que eles assumem e pode ser uma combinação de a) vocativo, b) modal, e c) marcação de modo. Na Língua Inglesa, o tema interpessoal mais conhecido é o que ocorre nas orações interrogativas de polaridade (sim/não), porém as perguntas do tipo QU- também representam interações e trocas de informações embora de forma mais aberta. Também ressaltamos que é temático, sistematicamente, o que vem em primeiro lugar na frase (Tema), dando a entender ao leitor o que é conhecido e a partir do que o falante prossegue a sua mensagem (Rema). Porém, quando assim não ocorre, diz-se que é um tema marcado, ou uma questão de escolha lingüística Por exemplo, no inglês falado pode-se marcar o tema através de uma entonação mais forte. Esta entonação ou marcação indica que as variações da sequenciação são propositais.

RESULTADOS:

A face desta temática e dos problemas de tradução para o português do livro acima mencionado, que busca aperfeiçoar as perguntas de pesquisa na área das ciências sociais e sociais aplicadas, este estudo mostra que as dificuldades e os problemas de colocação temática se repetem também na Língua Portuguesa e, portanto, é importante que os pesquisadores atentem para essa etapa da pesquisa e que busquem na lingüística textual os elementos que compõem o discurso e as formas de interação entre entrevistado/entrevistador. Desta forma, melhorando a elaboração de entrevistas e questionários. Com este estudo interdisciplinar podemos levantar algumas discussões que servirão de base para a elaboração de perguntas de pesquisa e para os estudos da lingüística. Se o tema central deve vir primeiro, então o entrevistado pode considerar questões de ordem ou freqüência como secundários, dando maior atenção ao que se quer pesquisar como primeiro elemento da pergunta. Este aspecto reafirma os estudos de Halliday (1994) e de Converse e Presser (1987) sobre a seqüência dos elementos nas orações e nas perguntas de survey.

CONCLUSÕES:

Com este estudo sugerimos que o tema marcado na pergunta significa um sinal para o entrevistado, ou seja, uma forma de focar o assunto a ser pesquisado. Essa marcação facilita e orienta o entrevistado na resposta que o entrevistador quer saber. Também, de acordo com o objetivo proposto de analisar a Estrutura Temática, mais especificamente do Tema Interpessoal nas perguntas de survey, podemos concluir que essa área abrange diversos aspectos, principalmente no que diz respeito aos tipos de temas, simples ou complexos, Temáticas Equativas, polaridade e modalidade, Elipse e outras, bem como de que forma essas questões se apresentam nos questionários e entrevistas. Portanto, uma área aberta a novas propostas de pesquisa. Finalmente, os resultados desta análise servirão também para facilitar ao pesquisador em geral na construção de novos questionários, para os tradutores, e finalmente para o desenvolvimento da pesquisa em geral.

 
Palavras-chave: perguntas de survey ; tema interpessoal ; interações.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006