IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
IMPACTOS DA ADEQUAÇÃO AMBIENTAL DE PROPRIEDADES RURAIS NA MICROBACIA DO CORREGO CURVADO - MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PR
Douglas Fernando Kunz 1
Ricardo Zenatti 1
Mariângela Brito Freiberger 1
Simone Cristina Camargo 2
Joana Schöne 2
Wilson João Zonin 3
(1. Acadêmicos do curso de Agronomia - UNIOESTE - M. C. Rondon; 2. Acadêmicos do curso de Zootecnia - UNIOESTE - M. C. Rondon; 3. Professor do centro de ciências agrárias - UNIOESTE - M. C. Rondon)
INTRODUÇÃO:
A microbacia do Córrego Curvado está localizada no município de Marechal Cândido Rondon - Paraná. As atividades agropecuárias nela predominantes são: cultivo de milho, soja, agropecuária leiteira, suinocultura e avicultura de corte. Estas atividades agropecuárias exercem forte pressão sobre os recursos naturais, gerando passivos ao meio ambiente. Preocupada em reverter esta situação, a Itaipu Binacional lançou em 2004 um grande programa sócio ambiental, “Cultivando Água Boa”. Um dos projetos estratégicos deste programa é o “Projeto de Adequação Ambiental”, iniciado em 2004 através de Convênio entre a Unioeste/MCR e a Itaipu. Este projeto busca diagnosticar e recuperar as áreas com passivos ambientais. Um dos aspectos centrais do projeto está é a restauração das matas ciliares e as áreas de reserva legal de acordo com a legislação ambiental. O Projeto tem por finalidade desenvolver ações focadas na preservação e na melhoria da qualidade da água, da biodiversidade e no fortalecimento dos ciclos ambientais, estimulando novas mentalidades e racionalidades nas relações homem/natureza. O objetivo deste artigo é analisar os impactos da adequação de áreas de pastagens decorrentes da execução dos projetos de adequação ambiental.
METODOLOGIA:
O levantamento das propriedades foi realizado no município de Marechal Cândido Rondon-PR, especificamente na microbacia do Córrego Curvado, onde foi realizado um diagnóstico dos passivos ambientais das propriedades. Primeiramente os acadêmicos conveniados ao Programa aplicaram um formulário pré-elaborado ao agricultor, através do qual foram coletadas informações gerais da propriedade e do seu sistema de produção. Em seguida, utilizando-se um GPS de navegação, foram medidas as áreas das propriedades através de pontos retirados nas divisas das mesmas e das áreas de lavouras, pastagens, sedes, construções, matas ciliares, reservas legais. Após concluído o trabalho de campo, estes dados foram processados no Laboratório de Extensão Rural da Unioeste - Campus de Marechal Cândido Rondon e elaborados os mapas de diagnóstico das propriedades através do uso de “software livre” em programa “Linux” auxiliados por uma imagem da microbacia em “laser scanner”. Em seguida foram elaborados os planos de controle ambiental (PCAs), detalhando o planejamento no qual constam as ações que devem ser realizadas pelos agricultores para solucionar os problemas diagnosticados. Estas ações foram sintetizadas em um novo mapa, mostrando como as propriedades ficarão após a readequação ambiental. Através destes dados, foram estimadas as áreas a serem implantadas com mata ciliar e reserva legal nas áreas de pastagem.
RESULTADOS:
As 20 propriedades amostradas totalizaram 336,75ha e as áreas ocupadas por pastagem somam 54,8462ha (16,28%). Com a regularização das áreas de preservação permanente e reserva legal, as áreas de pastagens foram reduzidas para 30,9092ha (9,17%). A área de mata ciliar passou de 4,9985ha (1,48%) para 12,4528ha (3,70%) e as área de reserva legal tiveram um aumento de 28,2153 (8,38%) para 63,9413 (18,98%). A reposição destas matas permitirá a regeneração de muitas áreas degradadas pelo mau uso do solo o qual é ocupado por pastagens de má qualidade e que se encontram normalmente em solos com elevado risco ambiental. Outro fator que deve ser considerado é que na época de colonização desta região, os lotes eram distribuídos de forma que um de seus lados encostava-se à margem de algum córrego ou corpos d´água. Estas margens eram ocupadas por pastagens para os animais terem livre acesso à água, as quais serão substituídas por vegetação arbórea constituída por vegetação nativa como perobas, cedros, marfins, ipês, cabriúvas dentre outras. Porém, com a diminuição da área de pastagem, o agricultor necessitará implantar um novo espaço para suprir a necessidade alimentar dos seus animais. Isto deve ser feito através do uso de tecnologia para produzir um mesmo volume de pastagem em menor área ou aumentar sua produção, implantando uma pastagem de maior qualidade para alimentação do rebanho.
CONCLUSÕES:
A partir do diagnóstico realizado nas 20 (vinte) propriedades do Córrego Curvado do município de Marechal Cândido Rondon-PR, observou-se que o trabalho de restauração das áreas de mata ciliar e reserva legal nas pastagens equivalem à redução de 56,35% na área atual ocupada pelos animais.  Seguindo a legislação ambiental, as áreas de reserva legal devem somar 20% da área total da propriedade, podendo ser averbada de outras propriedades. Já as APPs (áreas de preservação permanentes), devem ser restauradas com espécies nativas da região. Com a redução da área utilizada para a pecuária a tendência é de que ocorram impactos negativos desta adequação na renda anual dos agricultores. Por outro lado, a preservação das APPs e reservas, tendem a gerar impactos positivos na água, na biodiversidade e na preservação dos ciclos que sustentam os sistemas vivos do planeta. Ainda as pastagens provavelmente irão ser reimplantadas em áreas que atualmente são ocupadas por lavouras, ou seja, com solos de risco ambiental baixo e de fertilidade muito maior.  Diante desta nova realidade, a gestão ambiental em microbacias busca contribuir para esse projeto através do debate sobre a necessidade de discutir uma nova racionalidade no planejamento rural que equilibre os aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Adequação Ambiental; Microbacias; Impactos Ambientais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006