IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 5. Fotografia
DIÁLOGOS ENTRE FOTOGRAFIA E MEMÓRIA
Zildalte Macêdo Canindé de Barros 1
Alyana Canindé Macêdo de Barros 2
(1. Professora do Departamento de Arte - UFRN; 2. Departamento de Matemática - UFRN)
INTRODUÇÃO:
A imagem fotográfica por sua natureza indiciária e icônica, apresenta-se como registro de um tempo-espaço-ação que ao promover o congelamento do referente, tornando-o imagem, documenta-o. A fotografia traz em si um texto informativo sobre o sujeito. O uso da imagem fotográfica na pesquisa social ganha cada vez mais espaço pela sua condição de documento e pela sua análise.  Em sua leitura, a imagem fotográfica deve ser pensada e discutida, em todos os seus aspectos simbólicos e a partir dos significados contidos na sua composição, desencadeando lembranças-imagens arquivadas na memória do interpretante. Esta pesquisa se desenvolveu com o objetivo de analisar a imagem fotográfica como fonte estimuladora da memória do sujeito promovendo a coleta de dados sobre o acontecido favorecendo a pesquisa social e sendo mais uma fonte de informação a esta.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido através do uso de fotografias e narrativa oral de informantes de uma família da cidade de Jardim do Seridó, RN. As fotografias e os relatos  foram organizados em mapas de análises e discutidos em três categorias: “segunda realidade, primeira realidade” e análise dos pesquisadoras.
RESULTADOS:
Os resultados com a pesquisa constataram que a imagem fotográfica dialoga com a memória tornando-se estímulo desta ao levar o informante a relembrar o passado quando visualiza a imagem fotográfica de sua família provocando outras lembranças que extrapolam às informações contidas no texto da imagem analisada. A fotografia constituiu-se como arquivo e documento da memória desencadeadora de lembranças que reconstituem o passado, sendo um importante objeto de estudo para a pesquisa social.
CONCLUSÕES:
A utilização da imagem fotográfica em pesquisas sociais deve ser analisada e discutida uma vez que traz em seu conteúdo o registro visual de um tempo passado, tornando-se arquivo da memória. Um conhecimento básico da natureza da fotografia, da técnica fotográfica, de composição e dos signos da imagem, faz-se necessário para que o pesquisador adote uma metodologia adequada à leitura das imagens que utilizará em sua pesquisa.
Instituição de fomento: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: FOTOGRAFIA; MEMÓRIA ; PESQUISA.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006