IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
ANALISE DA PERDA DA COBERTURA VEGETAL ENTRE OS ANOS DE 1984 E 2004 NA ILHA DE OUTEIRO - PA
Camila Carrera de Rezende 1
Anderson Carlos Fontes da Silva 1
(1. Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará)
INTRODUÇÃO:

Localizada a nordeste de Belém, a Ilha de Outeiro ou Caratateua é uma das trinta e quatro ilhas que integram a Região Metropolitana de Belém, e desenvolveu como todas as outras ilhas inúmeros papeis estratégicos que acabaram por definir o tipo de ocupação e uso do solo na ilha.

Este artigo é resultado de um estudo preliminar voltado para a construção do Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso, cujo tema é Análise Ambiental das Várzeas Fluvio-Marinhas do Estuário Guajarino: Estudo de caso da Ilha de Outeiro - Pa.

Em síntese,podemos dizer que a Ilha é dividida em duas unidades morfológicas, a primeira decorrente do terciário e é representada pela formação Barreiras, estendendo-se por quase toda ilha, podendo alcançar até 12 m em relação ao nível do mar, com presença das Florestas Ombrofilas de Terras Baixas. A segunda unidade refere-se a presença de sedimentos incosolidados decorrentes do período quaternário, estando distribuída na faixa litorânea, leito de rios e igarapés, sua vegetação é caracterizada por Florestas Ombrofilas Densa Aluvial.

A constituição atual da Ilha de Outeiro expressa os reflexos das ações desenvolvidas para a região amazônica. Seu processo de ocupação esta vinculada à construção de um Núcleo Modelo de Colonização (1893), resultando em uma ocupação residencial e desestruturada, causando fortes impactos sobre o ecossistema local. Este artigo tem como objetivo analisar a perda da cobertura vegetal em detrimento do processo histórico de urbanização na Ilha.
METODOLOGIA:
As técnicas de coleta e análise de dados foram compostas por levantamento bibliográfico, cartográfico, uso de mapas temáticos referente à área de estudo (Folha SA22 -X -DIII-3 MI-384-3. / Folha SA22 -X- D-III-1MI384-1), utilização de cenas de satélite (NDVI, CBRS e NDVI- LANDSAT - TM5) para detalhamento do uso do solo e visita de campo para coletas e reconhecimento da região.
RESULTADOS:

Com uma área de 31,08 km², a Ilha de Outeiro, em 1984, não apresentava áreas com ausência de vegetação, e quase 90% da ilha era composta por vegetação de alta densidade. Neste período verifica-se que as áreas de media e baixa densidade encontravam-se localizadas a Sudoeste da ilha, correspondendo à zona residencial mais antiga da Ilha, Itaiteua, que data de 1893.

Passados vinte anos, verificou-se uma perda considerável na vegetação de alta densidade, que agora passa a abranger 67% da ilha, apresentando, também, áreas com ausência de vegetação. O único tipo de vegetação que apresentou ganhos, foi as de média densidade, que faziam-se presente em 1984, em 17% da ilha, e agora (2004) passaram a atuar em 31,5%.da área total da ilha.

Esses dados revelam um aumento considerável da população e conseqüentemente da área urbana residencial, já que a ilha não possui industrias. Tal aumento se deu do Sudoeste para o Centro da ilha, ou seja, saiu de Itaiteua, localidade mais antiga, para a localidade de Outeiro, que é considerada pelos moradores como a “capital” da ilha. O fato de ainda restarem áreas com vegetação de alta densidade, deve-se a existência de áreas de terra-firme a serem ocupadas, e ao fato, de estarem localizadas em áreas, cuja formação, é decorrente do quaternário que acaba influenciando na conservação deste tipo de vegetação. Tendo sua maior concentração na área litorânea, a Nordeste, onde podemos encontrar a Várzea da Tucumaera.

CONCLUSÕES:

Concluímos que, assim como os grandes centros urbanos, as Ilhas não estão livres das ações do sistema de produção capitalista e suas conseqüências, no caso das Ilhas pertencentes à Região Metropolitana de Belém, esses problemas sócio-econômicos e ambientais são resultados da idéia de que tais ilhas seriam periferias de Belém e desta forma passaram a ser tratadas.

Apesar dos problemas sócio-ambientais, a Ilha de Outeiro impressiona pelo seu histórico de ocupação, pelas atividades desenvolvidas, pelos seus problemas e principalmente pela existência de áreas que ainda preservam suas características naturais, como o caso da várzea da Tucumaera.

 
Palavras-chave: Vegetação; Outeiro ; Ilha.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006