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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
PROJETO SEXUALIDADES.COM VOCÊ: EXPERIÊNCIA COLETIVA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO
Cássia Hack 1
Edna Laet Rodrigues Gomes 2
Antônia Eliene Liberato Dias 3
Eliane Mari Catelan 4
Margarethe Pedroso Lino Pires 5
Ana Leny Monteiro Prota 6
(1. Licenciada, Especialista (UFMT) e Mestre (UFSC) em Educação Física.; 2. Licenciada em Matemática e Especialista em Recursos Hídricos, Coord.do Projeto.; 3. Licenciada e Especialista em Geografia.; 4. Licenciadas em Ciências Biológicas e Especialistas em Educação Ambiental.; 5. Lic.em Letras e Esp.Fund.Didático-Metodológica da Formação Doc.em nível superior; 6. Licenciada em História e Especialista em História Moderna)
INTRODUÇÃO:
A Escola Estadual “Onze de Março”, situada em Cáceres, Mato Grosso, a partir da reforma do ensino médio que a atingiu em 2001, tem elaborado e desenvolvido projetos pedagógicos integrando o trabalho dos professores/as das várias disciplinas do currículo escolar numa tentativa de tratar os dados da realidade e do conhecimento produzido e acumulado pela humanidade numa perspectiva de apropriação emancipadora. A escola torna-se, assim, atrativa para os alunos/as que se percebem o foco principal da educação formal cultivando uma postura de construção significativa do conhecimento através de participação ativa. O Projeto Sexualidades.com você, desenvolvido por várias professoras/es de diferentes disciplinas das áreas do conhecimento, com apoio administrativo-pedagógico da direção, coordenação pedagógica e professora do Laboratório de Informática, é um exemplo entre os vários projetos desenvolvidos e está no quarto ano de existência. Tem por objetivos i) levantar dados acerca das realidades sexuais do alunado; ii) proporcionar oportunidades de conhecimento do corpo, valorização e cuidado com a saúde; iii) valorizar os sentimentos através do diálogo e relacionamentos; iv) conhecer e adotar práticas de sexo protegido; v) respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos às sexualidades, desde que seja garantida a dignidade do ser humano; vi) repensar tabus e preconceitos referentes às sexualidades, evitando comportamentos discriminatórios e intolerantes.
METODOLOGIA:
Tem por orientação metodológica a pesquisa-ação no intuito de conhecer a realidade local referente às sexualidades e proporcionar modos de formação. Parte de uma sondagem inicial, verificada através de questionário aplicado no início do ano letivo, em que se constata o perfil do alunado da escola e suas perspectivas em relação à temática do projeto para detectar lacunas e possibilidades de intervenção. Estes dados podem ser mensurados por turma, série, período, gênero, religião, identidade étnico-racial e outros. A partir daí, são propostas atividades de formação e esclarecimento, algumas delas construídas em sala de aula no desenvolvimento das disciplinas e outras, nos coletivos de alunos/as e docentes, como por exemplo: i) palestras com profissionais específicos da área de Educação e Saúde que atuam no município, ii) distribuição de preservativos e materiais informativos produzidos em campanhas pelos governos (federal, estadual, municipal), Organizações não governamentais e indústria farmacêutica e, iii) grupos de interesses. No 4º bimestre letivo, há um momento, em cada um dos períodos de funcionamento da escola (matutino, vespertino e noturno), para socialização dos trabalhos acerca do projeto, incluindo a apresentação dos dados colhidos no questionário inicial. E por fim, organizados os dados de avaliação do trabalho realizado durante o ano letivo e a sistematização dos pontos negativos, positivos, perspectivas e proposições.
RESULTADOS:

No ano de 2005, tivemos a elaboração de acrósticos, cartazes, danças, leituras, músicas, painéis, paródias, poesias, relatos de pesquisas, teatros e textos. O índice de gravidez na escola, em relação aos anos anteriores, diminuiu. O projeto também contribui na relação pais-filhos com possibilidade de alargamento dos canais de diálogo. Outro elemento significativo foi o desdobramento do projeto, por iniciativa do alunado, para atender comunidades periféricas da cidade, levando até elas as produções realizadas na escola. As dinâmicas do processo de avaliação do projeto apontaram para a necessidade e interesse da permanência do mesmo no âmbito da escola incluindo outros suportes metodológicos como o cinema e outras expressões artísticas e o envolvimento mais efetivo dos pais e pessoas que já passaram por problemas de gravidez na adolescência e usuários de drogas e álcool.

CONCLUSÕES:
Através deste projeto, a escola contribui para a formação e o esclarecimento desta população jovem acerca de uma temática que é tão presente na vida de cada um quanto é controversa e misteriosa. Os alunos e alunas envolvem-se mais e apontam para uma postura de protagonismo, pois pesquisam em diversas fontes (orais, bibliográficas, digitais, ...), se organizam em diferentes grupos para discutir e elaborar os trabalhos, exercitam a criatividade e o senso de responsabilidade e compromisso. Os dados coletados no questionário contribuem para o planejamento do projeto político pedagógico da escola à medida que fornece informações de diversos âmbitos sobre o alunado. Uma parceria importante a ser destacada é a participação, ainda que tímida, dos pais e responsáveis, na aprovação e autorização do desenvolvimento do projeto na escola visto que a temática para alguns é considerada um “tabu”.
 
Palavras-chave: sexualidades; experiência pedagógica; ensino médio.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006