IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
REDE DE INFORMAÇÕES E PERSONAGENS DO CENÁRIO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS E PREVENÇÃO
Diogo Ferreira Alcantara 1
Dione Oliveira Moura 1
(1. Faculdade de Comunicação/ FAC)
INTRODUÇÃO:

O projeto tem como objetivo analisar como se desenvolvem as redes de informações sobre Ações Afirmativas e prevenção de DST/Aids, assim como propor estratégias de organização de uma rede de informações sobre tais temas.

O principal público que se deseja alcançar com esta pesquisa e sua divulgação na página do Programa Afroatitude na UnB e em eventos e publicações científicas, é o público de jovens universitários.

Tanto as ações afirmativas, manifestas em políticas de inclusão, quanto às ações de prevenção às DST/Aids são fenômenos carregados de sentidos de cidadania e, paradoxalmente, prementes de aprofundamento em sua compreensão social. São temas muitas vezes mergulhados nas táticas de silenciamento da questão racial e temas relacionados à inclusão de gênero e sexualidade. Táticas estas que podem ser revisitadas do ponto de vista discursivo (FOUCAULT, 2001).

Da mesma forma, a perspectiva de construção de redes de informação pode lançar luzes sobre a questão, de modo a propiciar uma capacitação dos pesquisadores de Iniciação Científica para lidarem com o gerenciamento de informações em questões inseridas no debate público.
METODOLOGIA:

Técnicas de pesquisa: pesquisa de campo, seleção de personagens a partir de entrevistas e coletas de dados, revisão da literatura especializada.

Técnicas de produção jornalística: pesquisa prévia para construção da pauta, entrevista, decupagem, edição e edição final. Cobertura de eventos, produção de resenhas.
RESULTADOS:
A partir das pesquisas efetuadas, os resultados obtidos consistem em reportagens com especialistas, diagnóstico das principais redes de informação relacionadas ao tema e entrevistas com personagens.
CONCLUSÕES:
Resultados da pesquisa, como as reportagens podem ser acessados através da rede mundial de computadores, podendo alcançar o público de jovens universitários, inserem o tema abordado no debate público. Conclui-se que este projeto, assim como era objetivado, funciona como estratégia de divulgação do tema étnico/racial e prevenção do tema DST/Aids.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: divulgação; redes; prevenção.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006