IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A CULTURA ESCOLAR E SUAS RELAÇÔES COM O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Noeli Maria Stürmer 1
(1. Secretaria da Educação do Estado do Tocantins - Palmas/TO)
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento profissional docente, como processo orientado para a práxis e comprometido com uma intervenção social transformadora, precisa transcender a visão restrita e unidimensional com a qual, geralmente, tem se identificado. Como processo amplo e complexo, além da necessária inter-relação entre as etapas formativas, necessita acolher em sua configuração, além da dimensão pedagógica, as dimensões pessoal, institucional e sócio-cultural (Stürmer, 2004). O presente trabalho é o resultado da pesquisa que tem como foco a dimensão institucional do desenvolvimento profissional docente, destacando-a como objeto de estudo, com a finalidade de identificar e compreender, em maior profundidade e extensão, os aspectos implicados neste processo, visando potencializar aqueles elementos favorecedores e reverter aqueles que obstaculizam o processo do desenvolvimento profissional docente. A relevância deste trabalho está no pressuposto mesmo de que, sem a identificação, a compreensão e a inclusão dos elementos que constituem a dimensão institucional, em especial a cultura escolar, como conteúdo mesmo do processo de desenvolvimento profissional docente, principalmente na etapa da formação continuada, este, terá seu processo e seus resultados comprometidos, e, portanto, suas expectativas frustradas, tanto por parte dos destinatários do processo, os docentes, quanto dos agentes promovedores do mesmo.
METODOLOGIA:
A pesquisa efetiva-se sob a óptica qualitativa da investigação, através do roteiro de discussão e sistematização em pequenos grupos, da técnica do questionário aberto e da realização de entrevista não estruturada.Contempla todo o universo da população pesquisada, ou seja, realiza-se com a equipe diretiva, o corpo docente e o quadro de funcionários das três escolas municipais, bem como, com os responsáveis pelo sistema educacional do município de Brejinho de Nazaré, Tocantins. A discussão em grupo foi efetivada com os docentes e gestores, conjuntamente, através do instrumento orientador intitulado “Nossa escola”. O questionário aberto foi aplicado individualmente, com suas peculiaridades, a funcionários, docentes e gestores das referidas escolas. As entrevistas, em caráter informal e não estruturado, foram realizadas em dois momentos: o primeiro, com a Secretária Municipal de Educação e o segundo, novamente com a titular desta pasta juntamente com a Prefeita Municipal do referido município. A estrutura analítica configurada para a interpretação dos dados compõe-se da análise interinstitucional e da análise intra-institucional. A análise interinstitucional focaliza os aspectos pesquisados e categorizados de forma comparativa entre as escolas. A análise intra-institucional compreende a síntese da cultura escolar e da dinâmica das relações de trabalho de cada instituição escolar (Escola A, B, e C) da rede municipal de ensino.
RESULTADOS:
A dinâmica das relações que configura a cultura institucional e profissional docente da Escola A pode ser caracterizada pelas relações de divisão e de isolamento, quando não de desencontro e competição, configurando predominantemente a cultura da separação, caracterizada pelo individualismo e, em algum nível, a cultura da balcanização. No entanto, há que destacar as claras evidências de intensos esforços, geralmente, isolados e desprovidos de sinergia, em torno da construção da cultura profissional da verdadeira colaboração (Hargreaves, 1995). A dinâmica das relações que configura a cultura institucional da Escola B pode ser caracterizada pelas relações de harmonia, de união, de compreensão, de companheirismo, de entrosamento entre o todo corpo profissional. No entanto, os dados complementares nos permitem reconhecer o predomínio da cultura da colaboração confortável (Day, 2001), que se caracteriza pela preocupação primordial em manter a camaradagem a nível pessoal, resistindo, entretanto, aos desafios colocados a nível profissional. A cultura da colaboração confortável também está evidente na Escola C associada a um preocupante grau de alienação que se manifesta no desconhecimento das peculiaridades do contexto em que a escola está inserida, constatado ora pela superficialidade da abordagem de questões investigadas, ora pela própria omissão em fazer referência a questões essenciais em relação à própria vida da escola.
CONCLUSÕES:
A identificação e compreensão dos aspectos que compõem a dimensão institucional representada pela micro-organização denominada escola, com sua cultura ou suas culturas profissionais de trabalho e todo o conjunto estrutural e circunstancial que configura este espaço da prática docente, bem como, pela macro-organização denominado sistema educacional e todo contexto sócio-político-econômico-cultural do qual faz parte é pressuposto impreterivelmente presente num programa de formação continuada, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente. Ao mesmo tempo em que tal processo está influenciado e condicionado por esta dimensão, esta passa a constituir-se em “matéria” mesmo do próprio processo de formação no tratamento e compromisso de incidir sobre as condições institucionais que favoreçam o processo e maximizem os seus resultados dentro do propósito mais amplo e final de transformação social. Especificamente em relação à dimensão institucional os resultados da presente pesquisa passam a subsidiar os ingredientes do programa de formação continuada da rede municipal de Brejinho de Nazaré, TO, na forma de pesquisa-ação. Portanto, o final desta etapa da pesquisa constitui apenas a fase inicial de um novo processo em que pesquisa e intervenção interagem dialeticamente no propósito da transformação, através do desenvolvimento profissional docente e, em decorrência, via práxis pedagógica da equipe educativa das escolas envolvidas.
 
Palavras-chave: desenvolvimento profissional; cultura escolar; dimensão do desenvolvimento profissional docente.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006