IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 4. Sociolingüística
ALGUNS FENÔMENOS DE NATUREZA FONÉTICA EM MATO GROSSO DO SUL
Adriana Viana Postigo 1
Dercir Pedro de Oliveira 1, 2
(1. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; 2. Orientador)
INTRODUÇÃO:
A vasta extensão do território brasileiro faz que apareça a diversidade lingüística, motivada pelo processo de colonização do país, influência indígena, empréstimos dos negros, migrações, enfim por um pluralismo étnico e cultural. Com a realização desta pesquisa, a partir das narrativas do questionário ALMS (Atlas Lingüístico de Mato Grosso do Sul), foram estudados alguns fenômenos de natureza fonética com base em dados coletados nos pontos lingüísticos de Bandeirantes e Rochedo, tais como: alteamento de vogal, vocalização da lateral e a substituição de [L] por [R], fundamentados na Sociolingüística e Dialetologia, buscando descrever a realidade lingüística do Estado de Mato Grosso do Sul.
METODOLOGIA:
De acordo com o procedimento metodológico do ALMS, selecionamos quatro informantes de cada localidade de acordo com as variantes: sexo (masculino e feminino), faixa etária (18 a 30 anos e 45 a 70 anos), grau de instrução (analfabeto ou ter cursado até a quarta série do ensino fundamental) e naturalidade (nascidos e/ou moradores da localidade desde os oito anos de idade). Utilizamos questionário lingüístico composto por duas partes, uma para diferentes áreas que abrangem o universo bio-social dos informantes, que são os campos léxico-semânticos divididos em: “Natureza”, “Homem”, “Superstições, Simpatias e Lendas” e “Narrativa”; e outra parte para estudo Fonético-Fonológico. Os dados de alteamento de vogal e vocalização da lateral foram descritos em tabelas com percentuais e variantes extralingüísticas.
RESULTADOS:

Os resultados obtidos foram considerados a partir de 1.040 vocábulos, ilustrados sem transcrição fonética para efeito de melhor compreensão da seqüência lingüística. Examinemos, pois, os dados de aspecto fonético encontrados nas narrativas do ALMS:

i. alteamento de vogal

As vogais fonéticas seguem uma linha vertical de ordem [a, ε, i, כ, ô, u], e tendem a formar um grupo harmônico. Quando ocorre uma aproximação em movimento crescente dizemos alteamento, como e > i, e o > u. Observe:

/iscolinha/; /ixisti/; /lobu/;     /mesmu/; /diretu/; /quãdu/; /Murtinhu/; /bizerru/

ii. vocalização da lateral (substituição de [l] por [w]

De acordo com Silva (2001:162) a consoante /l/ pós-vocálica, quando ocorre em posição final de sílaba possui duas possibilidades de realização fonética, podendo ocorrer vocalização (transformação de consoante em vogal), neste caso o segmento terá características articulatórias de uma vogal do tipo [u], transcrita com /w/. Observe:

/vowtô/; /awgũs/; /prĩcipawmenti/; /prĩcipaw/; /iguaw/; /awtu/; /v כwta/; /difíciw/

iii. rotacismo (substituição de [l] > [r]

O rotacismo é a troca do fonema /l/ por /r/. Bagno (2000:44) explica esse fenômeno fonético por meio da origem de algumas palavras de origem latina. Vejamos exemplos encontrados:

/prãta/; /barcãu/; /ixpricá/; /arguma/

CONCLUSÕES:

Os percentuais obtidos não confirmam a observação de Paiva (2003:42), segundo a qual as mulheres favorecem a ocorrência das formas mais prestigiadas socialmente. Uma possível explicação para esse maior uso, por informantes do sexo feminino, poderia residir no fato de que grande parte das mulheres, principalmente as com idade acima de 50 anos, nas cidades de Mato Grosso do Sul, passaram parte de suas vidas circunscritas ao ambiente doméstico, sem terem maiores contatos com lugares e/ou situações em que as formas lingüísticas privilegiadas socialmente são mais utilizadas.

Segundo Leite (2002:37) a justificativa para essa inversão estaria talvez no fato de, num grande centro urbano, nos últimos anos, a mulher ter passado a desempenhar outros papéis e não apenas o de “dona-de-casa prendada”.

A generalização que se pode fazer sobre as diferenças existentes entre a linguagem masculina e feminina é a de que a identidade homem/mulher interage com outras identidades culturais, não podendo ser vista isoladamente, e, sim, em conjunto com outros fatos, sendo assim a interação gênero/faixa etária desempenha papel de importância na análise do processo de mudança lingüística.

O trabalho como foi realizado poderá contribuir para conhecermos melhor a língua falada no estado de Mato Grosso do Sul, observadas suas diferentes regiões. A despeito do que já diz Moura (1995:51) esperamos que todos esses estudos possam contribuir para um melhor conhecimento da língua falada no país.

 

Instituição de fomento: CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: fonética; variação; mudança.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006