IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A ENTREVISTA ETNOGRÁFICA NOS ESTUDOS SOBRE A CULTURA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: “EU SÓ QUERO UMA ESCOLA COM PROFESSORES...”
Carmen Lúcia Guimarães de Mattos 1
Paula Almeida de Castro 2
(1. Faculdade de Educação, ProPed, UERJ; 2. Faculdade de Formação de Professores, UERJ -FFP)
INTRODUÇÃO:
Neste pôster apresentaremos os resultados de uma análise sobre a entrevista etnográfica na pesquisa educacional destacando a sua utilização em estudos que privilegiam a cultura e a prática pedagógica no interior do ambiente educativo. Partimos do pressuposto que, dentre as práticas de entrevistas utilizadas para coletar dados de pesquisa, tais como: a entrevista sobre história de vida, entrevistas ativas, entrevistas semi-estruturadas, entrevistas-reflexivas, dentre outras, a entrevista etnográfica é a que mais tem se destacado no âmbito da Educação (MATTOS, 2005) sobretudo nos estudos que tentam desvelar, qualitativamente, como se dá a relação professor-aluno nas salas de aula e a implicação desta relação no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, o objetivo deste trabalho é evidenciar como a entrevista etnográfica tem influenciado as pesquisas na área educacional e ainda, a partir da análise de entrevistas com alunos e alunas da rede pública do Rio de Janeiro onde as representações dos mesmos sobre as escolas são manifestas de forma reflexiva, ilustrar e sustentar nossas hipóteses sobre as características da entrevista etnográfica no contexto cultural e das práticas pedagógicas. Acreditamos que a discussão crítica acerca dos instrumentos de coleta de dados nas pesquisas educacionais, em particular a  entrevista etnográfica, contribui para o repensar necessário e constante sobre a prática de pesquisa na área de Educação e os resultados que elas apresentam.
METODOLOGIA:
Para realização deste trabalho, num primeiro momento, procedemos a um levantamento e análise bibliográfica sobre a utilização da abordagem etnográfica de pesquisa, bem como de seus instrumentos nas pesquisas que se dizem de cunho etnográfico no âmbito da Educação. (MATTOS, 2005). Em um segundo momento, analisamos um conjunto de entrevistas de uma pesquisa, em andamento, realizada este ano, numa escola da rede pública da cidade do Rio de Janeiro com alunos e alunas – sujeitos-objetos da pesquisa - do ensino fundamental. Estas entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo teipe e compõem o corpo de dados que sustenta nossas análises.
RESULTADOS:
Nossas análises apontam para o fato de que os instrumentos de  coleta de dados utilizados pela abordagem de pesquisa etnográfica, dentre eles a entrevista, têm sido utilizados também em outras modalidades de pesquisa qualitativa sem a devida clareza do que sejam tais instrumentos e como fazer uso dos mesmos. Nas pesquisas que se dizem etnográficas, a entrevista tem apresentado certas características que nos levam a questionar se os idealizadores dos estudos que a utilizam conhecem os seus procedimentos, como o caráter aberto, isto é, uma entrevista que não define, a priori, as perguntas que a nortearão, que este tipo de entrevista deve conter. Na análise da entrevista de alunos e alunas da escola da rede pública pudemos verificar que, a entrevista etnográfica é um recurso que nos possibilita desvelar percepções que em outras modalidades de entrevista podem não ficar tão evidentes, sobretudo no que diz respeito às impressões de alunos e alunas acerca de suas salas de aula, da prática pedagógica que se estabelece na mesma, da escola e de seus professores e professoras.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados encontrados neste estudo pode-se concluir que, a entrevista etnográfica, enquanto um recurso da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico possibilita o desvelamento de percepções dos sujeitos-objetos de tal pesquisa desde que respeitados seus procedimentos e tendo-se clareza de seus objetivos. Caso contrário, esta modalidade de entrevista pode se tornar uma forma de obtenção de dados aligeirados e compor um corpus de passíveis de serem questionados no que diz respeito a sua obtenção.  Vale ressaltar que, a entrevista etnográfica é uma técnica complementar à observação participante, bem como ao relato de histórias de vida que contribui para o aprofundamento dos dados coletados. Ela privilegia a ótica do participante, suas percepções e representações sobre a realidade possibilitando ao pesquisador a visão  do “outro,” de sua cultura e, no caso particular da educação formal,  de suas práticas escolares. Portanto, tal entrevista deve ser utilizada de modo a tentar tornar os resultados das pesquisas educacionais mais claros e não o contrário.
 
Palavras-chave: Entrevista-etnográfica; Práticas-pedagógicas; Cultura.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006