IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 6. Gestão Financeira
MECANISMOS QUE INCENTIVAM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA, A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E FACILITAM A INTERFACE DA UFSC COM O SEGMENTO EMPRESARIAL
Pedro Antônio de Melo 1
Alexandre Marino Costa 2
(1. Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU / UFSC; 2. Centro Sócio - Econômico - Departamento de Administração / UFSC)
INTRODUÇÃO:

O conhecimento e a inovação tecnológica são os carros-chefe das organizações  contemporâneas. Na busca por suprir as necessidades que visam o desenvolvimento local, a Universidade vem se destacando como uma das instituições sociais mais importantes, principalmente quando se consideram as exigências das economias globalizadas e o processo de inovação e de mudanças contínuas. A Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, por sua vez, destaca-se nesse cenário como uma das instituições de maior relevância no processo de desenvolvimento político, econômico e social do Estado de Santa Catarina. Ao longo de seus 45 anos vem assumindo  posições de destaque que lhe asseguram um caráter inovador, uma identidade de competências e de  responsabilidades poucas vezes experimentados por outra instituição. Enquanto agente indutor de conhecimentos e construtor de uma nova realidade social, estabeleceu-se como uma das instituições de maior relevância na construção de um Estado próspero, reconhecido nacionalmente por suas características empreendedoras. Esta pesquisa teve como um de seus principais objetivo   conhecer o processo de transferência de  conhecimentos científicos e tecnológico da universidade para o segmento empresarial,  além de propor a criação de uma Secretaria  de Inovação Tecnológica, visando fortalecer as redes de relacionamentos da UFSC com outras instituições de ensino superior, órgãos governamentais, ONG’s e com o segmento empresarial, facilitando a transferência de conhecimentos científico e tecnológico para o desenvolvimento da Região.

METODOLOGIA:

Esta pesquisa buscou conhecer e analisar a estrutura de transferência  de conhecimentos científicos e tecnológicos da Universidade para o segmento empresarial. Escolheu-se a  UFSC por ser uma instituição consagrada no contexto político, econômico e social, sobretudo, por suas ações extensionistas e de cooperação com a sociedade catarinense. É uma pesquisa eminentemente qualitativa e descritiva. Como mecanismo de captação de dados, utilizou-se a entrevista semi-estruturada com dirigentes do staff superior, identificando-se  suas percepções sobre o tema; verificando-se a importância do processo para a Instituição, estrutura e dimensão, investigando-se os fatores restritivos e determinantes de sucesso.

RESULTADOS:

Na UFSC, a cooperação entre a universidade e o segmento empresarial é vista com bons olhos, mesmo que haja resistência por parte de alguns membros da comunidade acadêmica. Há, contudo, um entendimento generalizado que a instituição precisa se integrar e interagir mais efetivamente com a sociedade, que precisa crescer, estar atenta e se abrir para atender as necessidades mais urgentes da sociedade catarinense.

Os resultados indicam que a instituição é bastante dinâmica; que a  parceria se faz presente em todas as áreas de atuação da Universidade, contudo, é fragmentada, pouco estruturada e sem regras definidas. O estudo identifica, ainda, que a universidade  beneficia-se da parceria não apenas pelo retorno financeiro, que lhe permite melhorar suas instalações, comprar novos equipamentos e manter seus laboratórios, mas, sobretudo, pelo retorno no aprendizado resultante do envolvimento do professor e dos alunos com a realidade do mercado, e no incremento da pesquisa, com retornos significativos para as empresas e a sociedade em geral. 

Os resultados indicam, ainda, que a criação de uma Secretaria de Inovação Tecnológica, viria contribuir para  a promoção da utilização pública do conhecimento científico e tecnológico, permitindo o desenvolvimento sócio-econômico da região onde está localizada, para o Estado e o País. Propiciaria, ainda, o incremento do modelo de universidade interativa, que permitiria à UFSC entrar na contemporaneidade.

CONCLUSÕES:

O processo de mudanças econômicas e sociais contínuas, apresenta-se como um dos principais indicativos de que o estreitamento dos laços entre a universidade e o setor produtivo, é um caminho sem retrocesso e vital para a universidade. Para o segmento empresarial, é a oportunidade de melhorar processos, produtos e serviços.

Independentemente da maneira como foi apresentada pelos dirigentes e demais informações institucionais levantadas, a interface, deixa transparecer uma realidade inconteste e irreversível. O atual processo de transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos, mesmo que incipiente, já é um indicativo de que a UFSC está contribuindo, efetivamente, para o desenvolvimento social e econômico do Estado de Santa Catarina.

Conclui-se, pois, que a parceria da UFSC com o segmento empresarial, apresenta-se não apenas como uma oportunidade de a instituição minimizar seus problemas emergenciais, mas, principalmente, transformar-se em oportunidade de estreitar relações com o meio empresarial, contribuindo para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, e permitindo um  diálogo mais aberto,  direto e profundo com a sociedade catarinense.

 
Palavras-chave: Universidade; Cooperação; Universidade/Empresa.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006