IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ELEMENTOS DE GESTÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Waldelice Maria da Rocha Sedovim 1
Luiz Marconi Fortes Magalhães 2
Osmarina Gerhardt da Costa 1
Ísis Maria Machado Simão 3
Valéria Patrícia de Farias Cuellar 4, 5
(1. Profa. M.Sc. do Grupo de Ests. e Pesq.em Educação Ambiental - GEPEA/NPI/UFPA; 2. Prof. Ph.D. do Grupo de Ests. e Pesq.em Educação Ambiental - GEPEA/NPI/UFPA; 3. Profa. Esp. do Grupo de Ests. e Pesq.em Educação Ambiental - GEPEA/NPI/UFPA; 4. Graduanda do Curso de Letras, da Universidade Federal do Pará- UFPA; 5. Bolsista do Grupo de Ests. e Pesq. em Educ. Ambiental - GEPEA/NPI/UFPA)
INTRODUÇÃO:
Os conhecimentos sistematizados, transmitidos ou construídos pelos alunos na escola, juntamente com as experiências, os saberes e as crenças, apreendidas no dia-a-dia, servem para o professor como elementos de conhecimento, de análise e de interpretação sociais e pedagógicos do patrimônio cognitivo, experiencial e relacional dos alunos, sobre o meio ambiente. Neste contexto, a Educação Ambiental é uma prática que facilita os processos ensino e aprendizagem, na relação aluno-educador, favorece ao aluno como ator e sujeito à construção da sua própria educação, e aprimora a construção e assimilação de conhecimentos como fonte de informação. Ao educador esta relação favorece em igual proporção o enriquecimento de seus conhecimentos para a prática docente. Assim, propor uma prática de Educação Ambiental, utilizando, particularmente, como estratégia de ação, um grupo de vivências, significa partilhar coletivamente, experiências de ensino e de aprendizagem, docentes e discentes, fundamentadas numa praxis educativa, relacional, dialógica e dialética. Este estudo visa identificar elementos fundamentais para a gestão pedagógica para o desenvolvimento da educação ambiental no Grupo de Vivência em Educação Ambiental do Núcleo Pedagógico Integrado, VIEANPI.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado no NPI-UFPA em Belém-PA, no período de março de 2000 a junho de 2005, com um universo de 190 alunos de 5a a 8a séries, durante duas horas de atividades semanal. Os dados foram construídos a partir de observações de atividades interdisciplinares realizadas com a participação das seguintes áreas do conhecimento: Arte, Geografia, Pedagogia, Psicologia, Ciências, Biologia, Matemática e Língua Portuguesa. As atividades desenvolvidas foram: 1) Dinâmicas sensoriais e de inter e intra-relação grupal, 2) Percepção e interpretação do meio ambiente, c) Intervenção social no meio ambiente escolar. A construção dos conhecimentos foi realizada por meio da leitura, interpretação, linguagem verbal e não verbal, oral e escrita e jogos teatrais sobre o meio ambiente.
RESULTADOS:
Com base nos dados obtidos, constatou-se que cinco elementos são fundamentais na gestão pedagógica para o desenvolvimento da educação ambiental no VIEANPI como fonte de educação ambiental formal e não formal: 1) o grupo de alunos interpretado como expressão da noção de pessoa e sociedade 2) o tempo de trabalho, representando a noção de evolução e temporalidade 3) o conteúdo a ser ministrado, expressando a noção de historicidade 4) a estratégia de ação, traduzindo a noção de aprender para fazer e 5) a avaliação da aprendizagem como noção de fazer para a sustentabilidade.
CONCLUSÕES:
Os resultados mostraram que a gestão pedagógica do grupo, do tempo, do conteúdo, da estratégia e da avaliação da aprendizagem facilita a leitura, a escrita, a interpretação, a expressão e a convivência e constitui um fator importante para a compreensão do meio ambiente na prática da educação ambiental de alunos da educação básica. Este estudo sugere que o desenvolvimento da Educação Ambiental, através da gestão pedagógica do VIEANPI/NPI/UFPA, como fonte geradora de educação ambiental, pode ser eficiente para a aprendizagem e desenvolvimento da consciência ambiental dos alunos.
 
Palavras-chave: Gestão Pedagógica; Educação Ambiental; Grupo de Vivência.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006