IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTALESCOLAR NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
Noemi Boer 1, 2
(1. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC; 2. Centro Universitário Franciscano - UNIFRA/RS)
INTRODUÇÃO:
A pesquisa em educação ambiental, no Brasil, ganhou força e destaque basicamente a partir da última década em decorrência da institucionalização da própria educação ambiental como prática obrigatória em todos os níveis de ensino. Dessa maneira, as pesquisas que objetivam avaliar a produção acadêmica nesse campo são também bastante recentes e vêm sendo desenvolvidas sob diferentes enfoques. Face à diversidade dos estudos acadêmicos sobre educação ambiental, que compreende objetos de estudo, quadros teóricos e procedimentos de investigação variados, à primeira vista, trata-se de um trabalho complexo, porque compreende um aporte de conhecimentos de diversas áreas. Para essa pesquisa, defini como escopo verificar questões relacionadAs às concepções de meio ambiente, educação ambiental e metodologias utilizadas em práticas escolares de educação ambiental por professores da Educação Básica, da região central do Rio Grande do Sul, que participaram de um curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Procurei também verificar que entrelaçamentos os autores das monografias em estudo fazem entre as questões ambientais e as especificidades pedagógicas da educação ambiental, determinadas pelos PCNs, como contínua, sistemática, abrangente, integrada e tranversal aos demais conteúdos. Acredito que a produção acadêmica desses estudantes que também são professores deve revelar suas concepções a respeito da temática ambiental e, por decorrência, essas concepções deverão fundamentar suas atividade teóricas e práticas.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa teve por orientação os pressupostos que fundamentam as abordagens qualitativas de pesquisa. Para Triviños (1990), a pesquisa qualitativa é de origem fenomenológica e de natureza histórico-estrutural, dialética. Para os propósitos deste estudo, foram selecionadas e analisadas 9 monografias elaboradas por estudantes de Pós-Graduação, como requisito para a obtenção de título de Especialista em Educação Ambiental. Na análise, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo  fundamentada em Bardin (1997).  De acordo com essa autora, a análise de conteúdo compreende três pólos cronológicos: pré-análise; exploração do material; tratamento dos resultados (inferência e a interpretação). A pré-análise envolveu a leitura de 24 monografias elaboradas em 2002 e 2003, gravadas em CD-ROM e disponibilizadas pelo Programa de Pós-Graduação do curso em questão. Dessas 24 monografias, 9 descrevem práticas de educação ambiental escolar desenvolvidas pelo próprios autores. A exploração do material permitiu-me elaborar as seguintes categorias de análise: a) aspectos conceituais sobre meio ambiente e educação ambiental; b) aspectos metodológicos; c) abordagem transversal e interdisciplinar. Para análise dos dado, utilizei exemplos retirados das monografias selecionadas. Na apresentação dos exemplos, os nomes dos autores foram omitidos e as monografias foram identificadas pela abreviação M (monografia) seguida do número atribuído e a página em que o exemplo se insere.
RESULTADOS:
A incidência observada para os aspectos analisados nas monografias é indicada por números no final de cada categoria. a) Concepções de meio ambiente - globalizante considera os elementos físicos naturais e construídos e os seres humanos e suas relações socioambientais (3); antropocêntrica - inclui os elementos naturais e os seres humanos, porém o objeto representado é a natureza utilitarista (4);  naturalista – exclui os seres humanos, porque o objeto representado é a natureza (2). Concepções de educação ambiental: crítica -  fundamentada em valores éticos e de cidadania, é voltada à participação ativa do sujeito na vida social (3); preservacionista - com foco na preservação dos recursos naturais (4); ingênua - a educação ambiental é vista como sinônimo de “boas práticas ambientais” (2). b) Metodologias utilizadas nas atividades de educação ambiental: são diversificadas. Há predominância de atividades voltadas à coleta e ao reaproveitamento do lixo e atividades ao ar livre como trilhas perceptivas/ecológicas, estas com ênfase em conhecimentos de Ciências Naturais. c)Todas as 9 monografias fazem referência, em sua base teórico-conceitual, aos PCNs, Tema Transversal Meio Ambiente e destacam as características transversal e interdisciplinar. Porém, em apenas (3) monografias ficam explícitas as relações entre o conhecimento sistematizado e o estudo das questões de vida real da comunidade. Nos aspectos interdisciplinares, observa-se um esforço para integrar pessoas em atividades comuns e não uma postura interdisciplinar frente ao conhecimento.
CONCLUSÕES:
A partir dos objetivos estabelecidos para este trabalho, é procedente afirmar que, de maneira geral, as proposições teóricas, adotadas pelos autores das monografias analisadas, induzem o leitor a acreditar que a educação ambiental deve ser um processo contínuo e sistemático, desenvolvido ao longo da escolaridade. Reafirmam teoricamente a abordagem transversal e interdisciplinar da educação ambiental.  Das 9 monografias analisadas, apenas 3 apresentam uma abordagem pedagógica que considera a discussão dos aspectos teóricos, filosóficos, históricos e culturais da sociedade contemporânea, de maneira que os objetivos da educação ambiental são contemplados nos processos educativos escolares desses professores. Nas demais, observo falta de análise crítica na abordagem da temática ambiental. Esse dado se reflete também na falta de atividades que estimulam a reflexão crítica do aluno. Concluo que, nos processos educativos escolares, a educação ambiental está longe de atingir a efetividade esperada. Uma possível alternativa seria investir mais na formação inicial e continuada de professores. 
 
Palavras-chave: abordagem pedagógica; educação ambiental; produção acadêmica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006