IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
APLICAÇÃO DE N-ALQUILEFEDRINA QUIRAL E N,N-DIALQUILNOREFEDRINA COMO LIGANTES PARA REAÇÃO DE ARILAÇÃO ENANTIOSSELETIVA DE ALDEÍDOS
Antonio Luiz Braga 1
Márcio Weber Paixão 1
Marcelo de Godoi 1
Anna Maria Deobald 1
(1. Departamento de Química, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM)
INTRODUÇÃO:
Várias metodologias foram estudadas para catálise assimétrica, sendo que uma das mais importantes é a adição enantiosseletiva de reagentes organometálicos a aldeídos, pois esta fornece álcoois secundários opticamente ativos1. Da mesma forma, diarilcarbinóis quirais são importantes precursores fármacos. A reação entre ácido borônico e dietilzinco tem sido empregada como uma excelente alternativa para a transferência de grupos arila2. A característica mais importante deste método é que ele permite a formação de ambos enantiômeros, preparados a partir do mesmo catalisador quiral. Este trabalho tem por objetivo descrever a aplicação de N-alquilefedrina e N,N-dialquinorefedrina como ligantes para a adição enantiosseletiva de reagente arilzinco a aldeídos.
METODOLOGIA:
Os ligantes foram preparados usando uma metodologia previamente descrita por Soai3, a qual envolve a alquilação quimiosseletiva do átomo de nitrogênio do aminoálcool quiral sob catálise básica. Para o presente trabalho foram utilizados vários agentes alquilantes, resultando na preparação de uma série de ligantes com estruturas pré-estabelecidas. Após a síntese destes ligantes, passou-se a testá-los em reações de arilação enantiosseletiva do p-toluenaldeído com ácido fenilborônico. O tolueno foi empregado como solvente para nossas reações.
RESULTADOS:
Observou-se que a enantiosseletividade obtida na preparação de arilmetanóis aumentava à medida que se alongava o substituinte do nitrogênio da norefedrina e da efedrina. No entanto, ligantes N-alquil com cadeia superior a quatro carbonos forneceram álcoois quirais com pequenos excessos enantioméricos. Testaram-se, também, ligantes N-N dialquilados derivados da norefedrina. Estes se mostraram mais efetivos na reação de arilação que os descritos anteriormente. A arilação catalítica do p-toluenaldeído com ácido fenilborônico apresentou rendimentos na faixa de 89-98% e excessos enantioméricos ao redor de 87%.
CONCLUSÕES:

Descreveu-se neste trabalho a arilação assimétrica de aldeídos em presença de quantidade catalítica destes aminoálcoois quirais. Constatou-se que ambos os enantiômeros formados podem ser facilmente preparados com excelentes rendimentos e elevados excessos enantioméricos, empregando o mesmo catalisador.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1-Braga, A.L; Appelt, H.A.; Schneider, P.H.; Silveira, C.C.; Wessjohann, L. A. Tetrahedron: Asymetric 1999, 10, 1733

2-(a) Bolm, C.; Hildebrand, J. P.; Muñiz, K.; Hermans, N. Angew. Chem. Int. Ed. 2001, 40, 3284. (b) Braga, A. L.;  Lüdtke, D. S.; Vargas, F.;. Paixão, M. W. Chem. Commun. 19, 2005, 2512.

3-Soai, K.; Mukaiyama, T. Chem. Lett., 1978, 491.

 

Instituição de fomento: CAPES, CNPq, DAAD
 
Palavras-chave: Ácido borônico, dietil zinco; aminoálcoois quirais; diarilcarbinóis.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006