IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 17. Ciência da Computação
SEGURANÇA VERSUS PRIVACIDADE: TECNOLOGIA BIOMÉTRICA
Silvia Maria Farani Costa 1
Adriana Paula Borges 2
Bruno Ferreira Dorsa 1
Helcio Carlos Cardoso 1
Jose Carlos dos Santos 3
(1. Departamento de Tecnologia - Centro Universitário FIEO - UNIFIEO; 2. Faculdade Montessori de Educação e Cultura - FAMEC; 3. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho discute a utilização de uma tecnologia biométrica baseada no reconhecimento de impressões digitais e as questões associadas à preservação da privacidade dos indivíduos.

Desde os atentados de 11 de setembro, várias políticas de segurança vêm sendo discutidas nos Estados Unidos no sentido de garantir inequivocamente a identidade dos indivíduos. Nesse sentido, novas tecnologias estão sendo pesquisadas e a biometria tem papel fundamental nesse cenário. O uso de técnicas de reconhecimento de impressão digital e da íris garantem a autenticação das pessoas em documentos como a carteira de motorista ou passaporte, desde que neles sejam codificados e devidamente criptografados os dados biométricos que podem ser utilizados na autenticação. Já as técnicas de reconhecimento de face, por exemplo, podem ser utilizadas através de câmeras especiais dispostas em locais estratégicos, como a área de embarque/desembarque dos aeroportos, de forma a reconhecer suspeitos e evitar possíveis ataques terroristas.

De um lado, o uso da biometria auxilia neste processo proporcionando maior segurança. De outro lado, a coleta e o armazenamento de dados biométricos podem ser considerados uma invasão de privacidade, pois não se sabe quais dados serão guardados, e principalmente, quem terá acesso a esses dados.

METODOLOGIA:

A comparação manual da impressão digital é uma tarefa tediosa, onde os aspectos geométricos usados para comparação são extremamente pequenos necessitando auxílio de lentes de aumento para obter uma melhor definição da marca da impressão digital. Outro ponto a ser considerado é a revisão do banco de dados que pode impor um grau de complexidade tal que a comparação manual pode se estender por dias em alguns casos. Esses problemas podem ser facilmente superados pela automação do processo de classificação e verificação da impressão digital visando aperfeiçoar o processamento.

A classificação e verificação são duas funções primárias requeridas em um processamento para reconhecimento de impressões digitais. Neste projeto foi desenvolvido um software para classificar e verificar as impressões digitais. O software desenvolvido pode ser manipulado facilmente pelo usuário. Foi desenvolvida uma biblioteca em C++ baseada em algoritmos matemáticos para o propósito da classificação e verificação. A meta da classificação é assegurar que uma dada impressão digital pertença a uma classe específica de acordo com suas propriedades geométricas. Na etapa de verificação o indivíduo apresenta sua impressão digital e esta é comparada com um padrão armazenado no banco de dados. Se a comparação é reconhecida como verdadeira então o indivíduo será aceito pelo sistema.

Desta forma as pessoas não necessariamente precisam ficar guardando senhas ou usando cartões eletrônicos.

RESULTADOS:

Para aplicação em impressões digitais, o software de classificação desenvolvido foi testado para 330 imagens, provenientes de quatro bancos de dados. O Nist Special Database 4, com 50 imagens disponibilizadas pelo FBI (Federal Bureau of Investigation). O banco de dados DSPAMI com 14 imagens e o FINGDB, com 168 imagens, ambos fornecidos pelo Biometric Systems Lab, e por fim um banco de dados obtido no Departamento de Dactiloscopia do Estado de São Paulo, com 98 imagens. Considerando esse universo foi possível classificar 80% das imagens automaticamente.

Quanto ao programa de classificação foram atribuídas cores para diferenciar os pontos de interesse, de forma que o usuário possa visualizar melhor prováveis pontos falsos que podem ser desconsiderados manualmente. Este programa foi implementado em linguagem C++ e possui alto grau de flexibilidade, uma vez que o usuário pode optar pelo número de direções, tamanho da grade para suavização e também o mapa direcional que será utilizado para a classificação (seno-cosseno ou estatístico). Finalmente o programa gera um relatório com informações sobre a imagem classificada. Quanto ao software de verificação constatou-se a necessidade de otimização no tempo de processamento apesar de apresentar resultados satisfatórios na identificação, cerca de 85% com tempo aproximado de 2 minutos para a identificação.

Um dos pontos relevantes apontados pelos usuários é a facilidade, pois senhas e cartões podem ser perdidos, roubados ou esquecidos.

CONCLUSÕES:

Segurança e confiabilidade são pré-requisitos fundamentais para o desenvolvimento de sistemas, principalmente quando se trata de autenticação e validação de usuários para acesso a transações financeiras, acesso a locais restritos, validação de documentos e tantas outras aplicações. Desta forma, muitas são as justificativas para a adoção de uma tecnologia biométrica. Algumas empresas líderes em software de segurança anunciam sua cooperação para ampliar o uso da biometria visando oferecer aos usuários o mais alto nível de segurança na rede baseado em um método de autorização pessoal confiável, afirmando que a integração da autenticação biométrica permitirá aos usuários acessarem seus computadores e conduzirem transações seguras. Desta forma, a biometria é ideal para substituir senhas e cartões, pois os dados biométricos não podem ser esquecidos, perdidos, roubados e principalmente compartilhados com terceiros.

Porém há aqueles que dizem o contrário e afirmam que terão seus dados expostos em um banco de dados, desconhecem as pessoas que terão acesso a estas informações e quem são os responsáveis pela manipulação desses dados.

Opiniões controversas geram discussões quando o assunto é segurança, confiabilidade e privacidade o que nos permite concluir que a biometria por hora deve ser incorporada ao nosso cotidiano, mas associada ao uso de uma chave eletrônica ou qualquer outro artifício que proporcione otimizar a segurança de um sistema.

Instituição de fomento: Centro Universitário FIEO - UNIFIEO
 
Palavras-chave: Biometria; Segurança; Privacidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006