IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia

ESTUDO DA INFESTAÇÃO DE COLMÉIAS DE Apis mellifera, PELO ÁCARO Varroa destructor, NA REGIÃO DE RESTINGA-SP.

Maria Gabriela Aziz  1
Rosana de Almeida  2
(1. Universidade de Franca / UNIFRAN (graduanda); 2. Universidade de Franca / UNIFRAN (Profa. Dra. Orientadora))
INTRODUÇÃO:

O ácaro Varroa destructor é um ectoparasita de larvas, pupas e adultos das abelhas do gênero Apis e é uma das pragas que mais causam problemas à apicultura comercial em grande parte do mundo. Existem registros de casos que a infestação com varroa ocasiona, além de malformações em diversos órgãos como asas, pernas, abdômen e tórax, redução da longevidade, tamanho, peso, atividade de coleta e resistência a outras doenças; as larvas muito infestadas morrem.

METODOLOGIA:

As amostras foram coletadas em cinco colméias do Apiário Experimental da Universidade de Franca (UNIFRAN), instalado na Fazenda Princesa dos Campos, município de Restinga-SP (latitude 20º 36’ 11” S; Longitude 47º 28’ 58” W), nos meses de maio e junho de 2005. A verificação do índice de infestação em células de cria de operária foi feita por desoperculação e remoção das pupas, com auxílio de uma pinça. Foram investigadas 100 células, aleatoriamente, (50 de cada face do favo). Para a verificação do índice de infestação em abelhas adultas, estas foram coletadas em frascos com álcool 70% (cerca de 200 abelhas por colméia). Esta mistura foi submetida à agitação, posteriormente o álcool foi filtrado, em uma malha que permitia a passagem apenas dos ácaros, separando as abelhas e os ácaros, para a contagem dos indivíduos.

RESULTADOS:
Os resultados mostram que as médias observadas para a infestação em células de cria foram de 12,44% e 7,80% para os meses de maio e junho, respectivamente (P= 0,406; Kruskal-Wallis). Para a infestação em abelhas adultas as médias encontradas foram 0,96% em maio e 1,88% em junho (P= 0,961; Kruskal-Wallis).
CONCLUSÕES:

Os índices de infestação em crias de operárias foram altos, quando comparados com a infestação em abelhas adultas. Para ambos os parâmetros analisados não houve diferença estatisticamente significante quando comparadas amostras coletadas nos dois meses de estudo. O Clima, taxas pluviométricas, características genéticas tanto da abelha quanto do ácaro são alguns dos fatores que interferem nos índices de infestação.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: varroa; Apis mellifera; infestação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006