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G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana

A PERMANÊNCIA DE FLUXOS DE TRANSPORTE INTERURBANO PARA MUNICÍPIOS DO INTERIOR, NA ÁREA CENTRAL DO RECIFE

Rubio José Ferreira 1
Fernando Ramalho Gameleira Soares 1
Elvira Cláudia Cândido de Paula 1
Maria da Penha Melo de Carvalho 1
Cláudio Jorge Moura de Castilho 1
(1. UFPE, Departamento de Ciências Geográficas)
INTRODUÇÃO:

Pode-se entender a permanência de alguma atividade sócio-econômica no espaço geográfico como um indício de um processo que ainda mantém significativa relevância para o funcionamento de uma determinada estrutura social. No caso específico abordado no presente trabalho, trata-se do setor de transporte de passageiros para municípios não metropolitanos, do interior de Pernambuco, que permanece na área central da cidade. Esta permanência de fluxos denota a importância da área central da cidade não só diante da área metropolitana quanto em relação a outros municípios mais afastados da capital. Devido aos processos sócio-econômicos ocorridos na área central do Recife ao longo do século XX, faz-se necessário identificar os motivos que levam várias empresas de ônibus a utilizarem atualmente a Avenida Dantas Barreto como terminal. Os atores responsáveis pela permanência de fluxos de transporte interurbano para municípios do interior, ao se apropriarem de parte da Avenida Dantas Barreto, a qual se localiza no bairro de São José no centro tradicional do Recife, reforçam uma forte centralidade exercida pela área central. Diante das intensas mudanças no espaço sócio-econômico mundial e local, tais processos de permanência tornam-se extremamente relevantes para uma apreensão mais acurada das dinâmicas espaciais intra e inter urbanas.

METODOLOGIA:

Após a revisão bibliográfica e o tratamento de dados e informações, foi feita uma pesquisa de campo onde foram analisadas a paisagem e a dinâmica espacial do lugar estudado; além de aplicação de questionários aos usuários do serviço de transporte interurbano no Recife, bem como às empresas prestadoras do referido serviço. Posteriormente, foram feitas análises e tratamento do material coletado em campo. Após a compilação dos resultados obtidos, foram elaborados cartogramas representativos e, finalmente, a redação do relatório final da pesquisa.

RESULTADOS:
Tendo sido relocada a antiga rodoviária, localizada no cais de Santa Rita, (no Bairro de São José), para o bairro do Curado, estabelecendo-se como Terminal Integrado de Passageiros (TIP), algumas empresas verificaram uma queda na demanda, pois a distância daquele novo terminal tornou-se fator complicador para o acesso dos passageiros à área central. Este fato elevou o preço das passagens e fez com que os usuários passassem a utilizar mais de um meio de transporte para chegar ao centro. O tempo gasto no percurso tornou-se maior e fez com que os passageiros buscassem alternativas para tornar esse deslocamento mais rápido, e com menos custos. Algumas empresas transformaram o sexto módulo do Camelódromo da Avenida Dantas Barreto (infra-estrutura criada para disciplinar e abrigar comerciantes ambulantes do centro da cidade) em um “mini-terminal”. Hoje, este espaço é cedido ao DER (Departamento de Estradas e Rodagens) mesmo sem a infra-estrutura adequada para esse “novo” fim. Pode-se ainda observar que os diferentes percursos dos ônibus até o terminal, provenientes de cidades fora da área metropolitana do Recife, atravessam vários bairros centrais antes de chegar ao ponto final, indicando que a Avenida Dantas Barreto não representa o único destino e parada final dos passageiros freqüentadores do centro, mas sim um terminal estratégico. Várias empresas que inicialmente haviam transferido todas as suas atividades para o TIP, posteriormente retornaram ao centro da cidade, alegando terem voltado em função da demanda reprimida com a transferência da antiga rodoviária.
CONCLUSÕES:
Numa visão abrangente das atividades de transporte interurbano no Recife, confirmou-se a importância da centralidade que a área central tradicional da metrópole exerce sobre os demais municípios do interior estado e região. A reconfiguração dos itinerários dos ônibus no espaço intra-urbano levou a novas dinâmicas de uso do espaço gerando novas territorialidades. Confirmou-se também que a lei da oferta/demanda exerce força no espaço local. Este trabalho apontou caminhos de que a força polarizadora dos centros das metrópoles como Recife é fundamental no que tange a localização de terminais rodoviários; embora haja ações governamentais que se concretizem no sentido de sua decentralização. Isto pode dever-se ao fato de tais cidades centralizarem uma rede urbana nordestina pouco difusa, onde raras são as cidades interioranas com alto dinamismo econômico.
 
Palavras-chave: Espaço Urbano; Fluxos de Transportes; Área Central.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006