IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS INICIANTES ACERCA DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA / UEPB.

Ricardo Dantas Silva 1
Maria Lúcia Serafim 2
(1. Graduando do Curso de Licenciatura em Computação / UEPB; 2. Profª. Ms. do Departamento de Educação / UEPB)
INTRODUÇÃO:

A educação brasileira vem sofrendo constantes modificações em sua estrutura pedagógica com o passar dos anos. Dentre estas, a inserção da informática educativa, associada às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s). Entretanto, o processo de informatização das escolas ainda é lento e desgastante, tanto pela questão social do acesso como pelas políticas de formação dos educadores. É neste contexto, que algumas Universidades brasileiras criaram o curso de Licenciatura em Computação sintonizado com esta realidade tecnológica atual, embasadas na LDB 9394/96, nas Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, e, no momento, já com referência das Diretrizes Curriculares da área de Computação e Informática, visando a formação de profissionais que atuarão com as novas tecnologias e que mediarão conhecimentos e práticas pedagógicas de docência. Esta pesquisa teve como objetivo verificar o grau de percepção dos alunos sobre o processo de formação que vem sendo oferecido no curso de Licenciatura Plena em Computação da Universidade Estadual da Paraíba, traçando um perfil dos alunos ingressos e gerando uma base de subsídios para a prática processual do e o crescimento do Curso.

METODOLOGIA:

Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter quanti-qualitativo, e foi realizada em três etapas de investigação, a saber: levantamento bibliográfico; aplicação de questionário semi-estruturado, contendo informações sobre a formação básica do aluno, questões de satisfação quanto à estrutura do Curso e questões abertas indicando suas expectativas; análise dos resultados. A pesquisa foi aplicada com 3 turmas iniciantes do curso (2°, 3° e 4° período), totalizando 39 alunos.

RESULTADOS:

Quanto ao perfil dos alunos, a pesquisa indica dados importantes e predominantes como o gênero dos ingressos no curso (Masculino - 87%), a faixa-etária (Menor ou igual a 22 anos - 63%), o tipo de escola de origem (Privada - 39%) e quantos fazem/fizeram outros cursos na área da computação (68%). As questões de satisfação apresentaram como índices extremos processo de formação pedagógica (Satisfeito - 38%) e a estrutura física (Insatisfeito - 39%). Quanto às percepções e expectativas, foram observados itens importantes, como o motivo principal da escolha do curso (Afinidade com a área - 58%), a opinião sobre o processo de formação, que variou entre a deficiência da formação técnica (16%) e a positiva associação do conhecimento técnico ao pedagógico (11%), e sobre as suas expectativas profissionais (Amplo mercado de trabalho - 37%).

CONCLUSÕES:

Os resultados apontaram que o processo de formação necessita de mais atenção, no tocante a formação tecnológica e estrutura física. Por tratar-se de um curso recém-criado, em uma Instituição carente de recursos, tais problemas podem ser considerados comuns, entretanto, podem e devem ser sanados, no intuito de capacitar profissionais com novas atitudes docentes e consequentemente mais competentes para o trabalho numa sociedade da informação. Pôde-se perceber, que a formação pedagógica oferecida é bem aceita e reconhecida pelos alunos como de excelente qualidade. A associação dos dois processos, tendo sua qualidade equilibrada, oferecerá o suporte ideal necessário para a formação dos futuros professores que atuarão em nossas salas de aula, aproximando e incluindo cada vez mais os alunos nesta nova era digital.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Licenciatura em Computação; Formação Docente; Sociedade da Informação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006