IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal

O OLHAR DE PESQUISADOR SOBRE GUARAQUEÇABA, PARANÁ: DIAGNÓSTICO E ANÁLISE CRÍTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RELACIONADA AO MUNICÍPIO.

Ana Lívia Kasseboehmer 1
Ivan Crespo Silva 1
(1. Universidade Federal do Paraná/UFPR)
INTRODUÇÃO:

O município de Guaraqueçaba, transformado em área de proteção ambiental (APA) em 1985, localizado no litoral norte do estado do Paraná, possui uma série de características notáveis em diversos aspectos que há muito atraem a atenção de diversos segmentos da sociedade, com destaque para a pesquisa científica. Pode-se dizer que o município de Guaraqueçaba se apresenta como uma das áreas de maior volume de produção científica, abrangendo todas as áreas de conhecimento. A importância do resgate, da compilação e da análise crítica da pesquisa científica desenvolvida na região justifica-se pela conjuntura histórica agrícola e pesqueira do município, pela condição ambiental e pela conflitante condição de APA. A prática da pesquisa na região, por sua vez, configura-se como espelho dessa conjuntura. Na medida em que são geradas e disponibilizadas informações sobre Guaraqueçaba, aumenta-se o conhecimento sobre o município e conseqüentemente o interesse pela continuidade e aprofundamento dos estudos. Esse conhecimento, por conseguinte, deve ser compartilhado e aplicado em prol da população local, uma vez que os munícipes devem ser sujeitos e não apenas objetos de estudo. O presente artigo teve como objetivo diagnosticar e analisar a produção científica diretamente relacionada à região, de maneira a permitir uma avaliação crítica sobre aspectos qualitativos e quantitativos dos processos, temáticas e viés sociocultural cristalizados no desenvolvimento e finalização das pesquisas.

METODOLOGIA:
A metodologia consistiu de visitas de campo e aplicação sistemática de questionários em comunidades continentais e insulares, consultas bibliográficas, cruzamento e análise de informações, no período de agosto de 2003 a outubro de 2005. A finalidade das visitas era consultar a população local sobre a percepção da pesquisa científica na região e avaliar o impacto da atividade sobre os munícipes, bem como o benefício das pesquisas para a região. A produção científica encontrada foi classificada segundo a perspectiva física e biológica; produtiva, econômica e de sustentabilidade; antropológica, sócio-cultural e histórica, visando organizar a apresentação dos resultados. Essa classificação deu-se dessa forma em função do grau de relação entre os temas e as perspectivas circundantes em comum.
RESULTADOS:
O diagnóstico inicial permitiu identificar que a população local de modo geral tem noção da notoriedade científica que o município apresenta em seu conjunto. A população também possui razoável conhecimento sobre a presença de pesquisadores na região, sendo a própria população, inclusive, “objeto” de pesquisa ou de fonte de informações para a mesma. Os habitantes consultados, um total de 80 famílias, ressaltaram conhecer a existência de vinte trabalhos de pesquisa no local. Os estudos identificados referem-se a diversas áreas de conhecimento, com destaque para a botânica, zoologia, antropologia e sócio-economia. No diagnóstico das publicações, por sua vez, foram identificados cinqüenta e três trabalhos, entre artigos de periódicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado, referentes a quarenta e um projetos de pesquisa, durante o período que compreende os anos de 1979 a 2005. Vinte e duas publicações referem-se a estudos do meio físico e da fauna e flora; catorze enfocando a economia, a produção local e a questão da sustentabilidade; e dezessete no âmbito da Antropologia e suas vertentes; cultura e história local. Alguns elementos de interesse científico destacam-se e acabam por se repetir, seja pela necessidade de aprofundamento do tema ou até mesmo pelo desconhecimento da existência de determinado trabalho, originando algumas vezes falta de conexão entre resultados.
CONCLUSÕES:
O presente estudo constatou a existência de enorme volume de pesquisa sobre o município de Guaraqueçaba. Entretanto, a consulta à população mostrou que, na maioria das vezes, a geração de conhecimento ou, dos os resultados das pesquisas acabam por não serem disponibilizadas para o público, que fica sem um retorno sobre as informações que ajudou a gerar. Compreendem-se facilmente as conseqüências desse fato: a população local, ao ser questionada sobre o interesse científico na região e sobre sua própria condição, descreve uma sensação de haver sido “usada” apenas como objeto pelos pesquisadores. O sentimento de desconfiança sobre este “público” freqüentador das vilas e das matas de Guaraqueçaba acaba por se tornar crescente e angustiante. Um dos comentários mais freqüentes dos moradores locais é a situação contraditória em que o município se encontra: apesar de palco de crescente interesse para a pesquisa científica, a região persiste no estado de profundo abandono e paradoxal esquecimento em termos de desenvolvimento. Em suma, a conclusão mais relevante do estudo vem a ser sobre a real utilidade das pesquisas voltadas para Guaraqueçaba, principalmente para a população local comumente tratada como “objeto” e não como sujeito, como seria socialmente desejável, dos estudos desenvolvidos. Este problema foi identificado em todas as áreas de pesquisa atuantes em Guaraqueçaba e mostra uma desvinculação com um pressuposto básico da ciência que é de contribuir com o bem estar humano.
 
Palavras-chave: Guaraqueçaba; produção científica; população local.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006