IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria

ANÁLISE DOS EVENTOS CIENTÍFICOS EM TURISMO NO BRASIL

Claudiana y Castro  1
Mauro Amancio da Silva  1
(1. Mestrado em Turismo - Universidade de Caxias do Sul- UCS)
INTRODUÇÃO:

O Turismo, a partir da década de 1970, configura-se como área de estudo e pesquisa no país (REJOWSKI, 1997), cuja evolução ocorreu de forma lenta até meados da década de 1990, quando se deu uma explosão nos cursos de graduação, estudos, publicações e eventos científicos da área. A importância desta pesquisa pauta-se na discussão e reflexão acadêmica sobre a evolução do conhecimento do Turismo, e tem como objetivo identificar e analisar os principais eventos científicos realizados na área de Turismo no Brasil a partir da década de 90, que conquistaram importância pela continuidade de suas edições, pelas trocas acadêmicas relevantes que proporcionam ou pelo destaque que o evento vem adquirindo junto à comunidade científica.

METODOLOGIA:

A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório-descritivo, no qual utilizou -se os seguintes procedimentos: consulta aos endereços eletrônicos dos referidos eventos, contato por correio eletrônico e telefônico com os organizadores. De um total de sete eventos selecionados, optou-se por centrar a pesquisa em dois eventos consolidados: Encontro Nacional de Turismo com Base Local - ENTBL, de abrangência nacional e o Congresso Internacional de Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável- CITURDES, de abrangência internacional. A descrição e análise das informações foi feita a partir das seguintes variáveis: organização, periodicidade, local, dinâmica, credibilidade junto à comunidade científica e estágio atual.

RESULTADOS:

O ENTBL, surge a partir de uma iniciativa do Curso de Geografia da Universidade de São Paulo, buscando analisar o Turismo, sob o enfoque espacial. A organização na maioria (seis) das edições, foi feita por Departamentos de Geografia, sendo que, apenas três deles, foram organizados por Departamentos de Turismo, com local variável. A periodicidade do evento é anual, possuindo dinâmicas de apresentação de trabalhos. Observou-se que, a partir da V edição, começou uma grande participação de graduandos, resultando em quantidade superior à qualidade de trabalhos, o que fez com que a credibilidade junto à comunidade científica declinasse. O evento encontra-se na sua nona edição, buscando a qualificação cientifica para contribuir com o conhecimento teórico do Turismo. O CITURDES, foi pensado em 1998. A organização ficou a cargo do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural e do Curso de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria. Realizado com periodicidade de dois anos, em local variável o evento possui um caráter técnico e científico com dinâmicas de apresentação de trabalhos, mesas redondas e trocas de experiências. O evento vem ganhando credibilidade junto à comunidade científica, no que diz respeito à contribuição na construção do conhecimento no segmento de turismo rural. O evento está em ascensão, sendo que a escolha das temáticas, dos palestrantes e dos grupos de trabalho demonstra um avanço em termos da busca de aperfeiçoamento científico.

CONCLUSÕES:

A expansão em grande escala do fenômeno turístico, suscita questionamentos que são debatidos nos eventos científicos e que dão origem a livros, anais dentre outras publicações. Neste processo, pode-se perceber a importância dos eventos, contribuindo para o crescimento do conhecimento científico em Turismo. O ENTBL, é um evento que necessita de uma nova formatação na organização da seção científica. O CITURDES como evento vem subsidiar cientificamente um segmento do turismo que existe há muito tempo como prática, porém recentemente desenvolvido como atividade econômica. O principal mérito desta pesquisa é a sistematização dos dados sobre os eventos, especificamente contribuindo como fonte de informação para os alunos, docentes e pesquisadores em Turismo. É, certamente, um instrumento que atenderá às necessidades daqueles que buscam contribuir para o crescimento científico do Turismo no Brasil.

 
Palavras-chave: Eventos Científicos; Turismo; Brasil.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006