IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

uso de Projeto temático de biologia no ensino médio: aspectos históricos e ensino de ciências

Jorge Luiz Silva de Lemos 1
Sidnei Quezada Meireles Leite 2
(1. CEFET Celso Suckow da Fonseca/RJ - CEFET/RJ; 2. CEFET de Química de Nilópolis-RJ - CEFET Química/RJ)
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho ressalta o uso de projeto temático de Biologia como estratégia de ensino na construção de uma educação científica voltada para alunos do Ensino Médio em uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica (IFET). Segundo alguns autores (Hernández, 1998; DELIZOICOV, 2002), os projetos educacionais serviram como prática educativa no início do século XX, e recentemente, têm sido novamente explorado como estratégia de ensino, promovendo educação científica através de discussões de temas do cotidiano escolar e da vida. A cada momento, as escolas adotam várias estratégias para atender às necessidades que envolvem a formação do sujeito integral, isto é, formar alunos com competências necessárias que permitam a sua inserção no meio e integrar-se ao convívio social (NOGUEIRA, 2005).

O objetivo desse trabalho foi analisar o desenvolvimento de um projeto temático de Biologia do Ensino Médio. Esse projeto teve como tema o jardim do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – RJ, que fica localizado no bairro do Marcanã, no município do Rio de Janeiro, RJ.

METODOLOGIA:

Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica, descritiva, com abordagem qualitativa, apoiada em observações e dados coletados ao longo do trabalho com os sujeitos envolvidos. Participaram, também, quatro professores da instituição, de notório saber, que contribuíram de forma direta ou indireta com o desenvolvimento da pesquisa. O trabalho de pesquisa foi realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – RJ. A coleta de dados foi realizada por meio da análise de documentos oficiais da instituição, além de entrevistas abertas e questionários aplicados aos sujeitos envolvidos na pesquisa, análise de artigos, livros e periódicos da área de conhecimento. Foram discutidas as contribuições pedagógicas e a complementação dos conteúdos programáticos de Biologia tendo como foco a educação científica em uma IFET. A coleta dos dados foi realizada por meio de levantamento bibliográfico e análise de documentos oficiais da Instituição.

 A pesquisa teve como objeto de estudo o projeto discente denominado “Jardins do CEFET/RJ: memória viva da história e da ciência”, que foi realizado durante o ano de 2004 e teve a participação de quatro professores do Ensino Médio, dez alunos e um professor do curso técnico de Construção Civil.

 

RESULTADOS:

Os estudos realizados pelos alunos sobre a história do jardim demonstraram que se tratava de uma parte do Jardim Imperial, que no século XIX, era parte da residência da família Imperial que hoje está situado o Museu da Quinta da Boa Vista, localizado no bairro de São Cristóvão, no município do Rio de Janeiro, RJ. Foi constatado que os professores de Biologia sacrificam os conteúdos programáticos dessa disciplina que é oferecida no Ensino Médio, em detrimento da carga horária que é reduzida. Além disso, é possível que esse fato esteja relacionado à filosofia da Instituição, isto é, a Educação Profissional e Tecnológica da área Indústria. Vale ressaltar que esses professores procuram selecionar os conteúdos de maior importância para vida do aluno. No entanto, o conteúdo de Ecologia e Botânica, por exemplo, tem sido sacrificado. 

 Nesse sentido, o tema do Jardim, que foi escolhido pelos alunos e professores participantes do projeto 2004, contribuiu para resgatar o saber científico e complementou, na prática, esses conteúdos propedêuticos. 

 Com a confrontação das ações pedagógicas do projeto 2004 com a relação de competências de Biologia listadas no PCNEM, percebemos que houve o desenvolvimento destas através das estratégias de ensino realizadas ao longo de 2004, tais como visitas técnicas, análises químicas e bioquímicas, coleta e identificação dos vegetais presentes no jardim, a realização de entrevistas com os professores e funcionários, dentre outras. Diante disso, podemos inferir que houve o desenvolvimento das competências contribuiu para alfabetização científica e tecnológica (Durant, 2005; Auler e Delizoicov, 2001; Auler, 2003).

 

 

CONCLUSÕES:

Em termos de aspectos pedagógicos, o projeto de Biologia teve um caráter complementar ao ensino propedêutico e deve ser aplicado subseqüente ou concomitante ao ensino clássico de Ciências, porque é nesse momento que se constrói um aporte teórico que, por conseguinte, serve como ferramenta para a realização de projetos temáticos.

Conclui-se que, o uso de um projeto temático, como estratégia de ensino de Ciências, é uma importante contribuição pedagógica, proporcionando a superação do ensino propedêutico, e preparando o aluno para a vida pessoal e profissional, isto é, para ser um “cidadão do futuro”.

 

 
Palavras-chave: ensino de biologia; projeto temático; alfabetização científica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006