IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM UM CURSO DE DOUTORADO: O CASO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UFSC

Patrícia Kuerten Rocha  1
Marta Lenise do Prado  2
Juliana Jacques da Costa  3
Vânia Marli Schubert Backes  4
Maria do Horto Fontoura Cartana  5
Telma Elisa Carraro  6
(1. Enfa Doutoranda pela Universidade Federal de Santa Catarina, Bolsista CNPq.; 2. Enfa Dra Docente da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora CNPq.; 3. Graduanda da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista PIBIC. ; 4. Enfa Dra Docente da Universidade Federal de Santa Catarina.; 5. Enfa Dra Docente da Universidade Federal de Santa Catarina.; 6. Enfa Dra Docente da Universidade Federal de Santa Catarina.)
INTRODUÇÃO:

Os Cursos de Doutorado do país possuem características específicas quanto à formação de seus doutores, ou seja, o tipo de estudo realizado, as linhas de pesquisa mais estudadas, entre outros, em aderência ao perfil do profissional que o curso se propõem a construir. O Curso de Doutorado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem treze anos de existência, ao longo dos quais foram produzidos estudos nas mais diferentes áreas e abordagens. Nesse sentido torna-se importante um conhecimento sistematizado desta produção final, ou seja, um panorama que permita a avaliação de seu impacto no ensino e na prática. Os objetivos deste estudo consistem em identificar as áreas tecnológicas, as linhas de pesquisa e as populações mais estudadas no Curso de Doutorado em Enfermagem da UFSC, no período de 2000 a 2004 e oferecer subsídios para um processo de avaliação sistemática do Curso de Doutorado, tendo em vista a sua contribuição ao fortalecimento das linhas da Pós-graduação em Enfermagem da UFSC. Cabe ressaltar que este estudo integra-se aos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Educação e Saúde – EDEN e o Grupo de Estudos em Tecnologias Convergente-assistenciais em Enfermagem e Saúde – GIATE, como derivação de outros projetos de avaliação de processos de ensino em contextos institucionais, já em desenvolvimento.

METODOLOGIA:
O presente estudo identifica-se como uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa. Consta da análise documental, de 59 teses, no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2004, de um total de 112 teses defendidas entre janeiro de 1993 a dezembro de 2005 no Curso de Doutorado da UFSC. O registro dos dados deu-se através da elaboração de um Instrumento, onde se identificou as variáveis de interesse, classificou as diferentes áreas tecnológicas construídas (Educação; Cuidado a saúde; Comunicação, cultura, história em saúde; Avaliação; Produtos, processo de ensinar/aprender e assistir; Processo de trabalho em Enfermagem; Promoção de saúde), como também as linhas de pesquisa (Cuidado em Enfermagem e saúde e o processo de viver, ser saudável e adoecer; Filosofia e ética em saúde e enfermagem; Processo de trabalho em saúde; Administração em enfermagem e saúde; Arte, criatividade e tecnologia em saúde e enfermagem; História em enfermagem e saúde; O cotidiano e o imaginário no processo saúde-doença; Educação, saúde e Enfermagem) e os participantes. Os dados obtidos foram analisados através de medidas estatísticas (números absolutos e relativos) para caracterização das variáveis.  Em relação às questões éticas e de rigor foram observados os seguintes aspectos: obtenção da autorização institucional para coleta de dados; mantido o anonimato dos autores cujos trabalhos finais integraram o estudo, com posterior devolução dos resultados ao Programa, com entrega do relatório final.
RESULTADOS:
Os dados obtidos, após a análise instrumental das 59 teses de Doutorado em Enfermagem da UFSC nos demonstraram que as mesmas são de abordagem qualitativas em 93,2%, quantitativas em 5,1% e quanti-qualitativas em 1,7%. Quanto à área tecnológica destacou-se a Área de cuidado à saúde com 28%, a Área de produtos, processo de ensinar/aprender e assistir com 19% e a Área de Comunicação, cultura e história em saúde com 15,2%. Os participantes dos estudos foram à própria equipe de Enfermagem com 25,4%, a família e os idosos, com 8,5% cada um; crianças e adolescentes com 6,8%; e adultos, também com 6,8%. Entre as linhas de pesquisa destacaram-se Cuidado em Enfermagem e Saúde e o Processo de Viver, Ser Saudável e Adoecer com 39%, Filosofia e Ética em Saúde e Enfermagem com 13,5%, assim como a linha de Educação, Saúde e Enfermagem; a linha de Processo de Trabalho em Saúde com 10,2%, e a de Administração em Enfermagem e Saúde, também com 10,2%.
CONCLUSÕES:

Este estudo demonstrou o panorama de uma das vertentes da construção de conhecimento do Curso de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC. As teses são basicamente de abordagem qualitativa, visando assim, o desenvolvimento de estudos que abranjam o ser humano como um todo. Além disso, verificou-se uma estreita relação entre as áreas tecnológicas estudadas e as linhas de pesquisa.  A área de pesquisa o Cuidado à saúde está interligada com a linha de pesquisa Cuidado em Enfermagem e saúde e o processo de viver, ser saudável e adoecer, ou seja, ambas se destacaram, nos demonstrando a evolução conjunta e a obtenção de uma maior atenção dos pesquisadores por estas áreas, ou seja, o Cuidado de Enfermagem está sendo o foco central de estudos. Verificou-se também, que os próprios profissionais de Enfermagem foram os mais estudados, seja no âmbito do cuidado, ou no processo de trabalho, ou na administração. Através desse estudo podemos constatar a importância de reconhecer os estudos realizados nas pós-graduações para se avaliar, em outros estudos, o impacto destas pesquisas na prática profissional.

Instituição de fomento: CNPq
 
Palavras-chave: enfermagem; avaliação; ensino.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006