IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

CONSIDERAÇÕES SOBRE "O SER HUMANO ENQUANTO ESPÉCIE"

Adreana Dulcina Platt 1
Nelio Roberto dos Reis 2
(1. DRA EDUCAÇÃO, DEPTO DE EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA/UEL; 2. DR. TIT. ECOLOGIA, DEPTO DE BIOL ANIMAL E VEGETAL, UNIVERS EST. DE LONDRINA/UEL)
INTRODUÇÃO:

A intenção desta pesquisa foi a de contribuir com o conceito de "ser humano", desenvolvido a partir da revisitação ao conceito de "espécie". Tal preocupação surge como um dos aspectos elencados durante os estudos desenvolvidos através projeto de extensão universitária intitulado "educação ambiental nas escolas públicas de Londrina e Região" desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina. Para tal empreendimento elencamos três objetivos que conduzem a problematização inicial ao projeto: a) primeiro: levar o aluno a compreender que o ambiente é o "lugar de todos nós" (seres animados e inanimados); b) segundo: ampliar aos alunos a noção de natureza enquanto valor para nossa sobrevivência e perenidade; c) terceiro: Levar o aluno a relacionar as questões ambientais locais para entender as questões ecológicas mais ampliadas/universais.

METODOLOGIA:

O projeto se desenvolveu em uma unidade de ensino do município de Londrina/PR no período de um ano letivo (março a dezembro de 2004), onde três estagiários do curso de Pedagogia e orientadores realizaram atividades teórico-práticas junto aos alunos das quatro primeiras séries iniciais do ensino fundamental. Foram oportunizadas atividades lúdico-reflexivas para ampliar o conceito de "ser humano" principalmente através dos fundamentos sobre o ambiente sustentados por estudiosos da área de ecologia (como Dorst, Reis e Lutzemberger). Para alcançar o segundo e terceiro objetivos se realizaram saídas de estudo para exploração ao ambiente local e empresas de tratamento municipal (água, esgoto e lixo), na oportunidade de levar o aluno a relacionar sua realidade com as grandes questões ambientais da atualidade.

RESULTADOS:

Os resultados desta pesquisa foram obtidos a partir de questionário aberto e debate coletivo após cada atividade realizada. Com os dados constatou-se a dificuldade inicial dos discentes em relacionar o ambiente como espaço da intervenção racional uma vez que o conceito de natureza se atrela a idéia de "floresta" e, este sim, ser o espaço de intervenção conservacionista. Quanto aos demais objetivos, a análise ao material de avaliação e as observações descritivas oportunizaram a percepção de que, quando relacionado ao espaço social, urbano, o conceito de "ambiente" também se distancia da percepção do aluno enquanto espécie uma vez que a idéia de humanidade se encontra no imaginário do mesmo enquanto princípio de apropriação ilimitada dos recursos naturais e de domínio sem precedentes ante as demais espécies.

CONCLUSÕES:

No estudo se conclui que a questão das relações do consumo aos recursos naturais e aos cuidados ambientais hodiernos não implicam na conservação/manutenção da diversidade dos ecossistemas, conduzindo muitas vezes a equivocados "apelos conservacionistas", se não for levantado antes a questão do ambiente enquanto o lugar/momento da interação.

Instituição de fomento: Universidade Estadual de Londrina
 
Palavras-chave: Ser Humano; Ambiente; Educação Ambiental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006