IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA SUPERINTENDÊNCIA DA INFRAERO NO AEROPORTO DE PALMAS-TO.
Flávia Andréia Cappellesso 1
Caio Marcello Recart da Silveira  1
(1. Universidade Federal do Tocantins- UFT)
INTRODUÇÃO:
A responsabilidade socioambiental é um tema que se tornou de grande relevância no Brasil. Desde muito tempo o homem vem transformando o ambiente sem se preocupar com as conseqüências que um uso inadequado pode causar. Ser ambientalmente responsável é se preocupar em saber se as ações que a empresa executa estão interferindo, ou não, no meio ambiente, buscando alternativas que visem melhorar o processo de produção, para minimizar os impactos e, assim, a sociedade sair beneficiada. Um aspecto interessante é a obtenção de certificados de adequação ambiental, como as normas ISO, o que mostra que muitas empresas não estão se limitando apenas à legislação. Apenas permanecem ou sobrevivem no mercado empresas que se adaptam às diversas tecnologias consideradas “limpas”, ou seja, que ao mesmo tempo em que produzem com mais eficiência e lucratividade não prejudicam o ambiente e a sociedade. Uma empresa que busca esse tipo de procedimento é a Infraero, que realiza diversos projetos na área ambiental para que suas atividades possam ser executadas de uma maneira correta, minimizando os impactos ambientais. Por se tratar de uma empresa pública, é interessante conhecer suas ações e entender o que a mesma faz para se adequar como uma empresa socialmente responsável. Portanto, o objetivo principal deste projeto é analisar as ações exercidas pela Infraero no Aeroporto de Palmas-TO, em relação às praticas vinculadas às questões de Responsabilidade Socioambiental.
METODOLOGIA:

Por se tratar de uma pesquisa descritiva, exploratória e explicativa busca-se a compreensão de fatos ocorridos na instituição estudada. A primeira fase desta pesquisa desenvolveu-se por meio da aquisição de conhecimentos baseados em documentos, bibliografias e outras publicações que tenham vínculo com o tema abordado. Essa fase baseou-se em documentos institucionais como Relatórios Ambientais, Infraero Social, Princípios Ambientais, bem como um estudo da estrutura organizacional da Empresa. O reconhecimento de campo é onde se iniciou a construção/adaptação dos dados coletados e pesquisados na instituição escolhida. Através de entrevistas realizadas na Superintendência da Infraero na cidade de Palmas-TO, foi possível ter acesso a materiais institucionais, a qualidade dos serviços que a mesma vem prestando a sociedade, bem como sua atuação nas comunidades e no entorno que recebem os impactos diretos de suas atividades. A continuidade da pesquisa contemplou a aplicação dos Indicadores Ethos, especificamente em relação ao meio ambiente, sendo possível uma maior visão sobre a responsabilidade socioambiental da Empresa. A fase final contemplou a redação do relatório conclusivo.

RESULTADOS:

Criada em 1972 a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (INFRAERO) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Defesa, responsável por implantar, administrar, explorar e operar os principais aeroportos e Estações de Navegação do país oferecendo uma infra-estrutura necessária ao desenvolvimento desta atividade. Atua em 66 aeroportos, prestando serviços de telecomunicação, controle de tráfego aéreo, meteorologia e proteção ao vôo. Em 05 de outubro de 2001 foi inaugurado em Palmas-TO, com um investimento de cerca de R$ 92 milhões, o aeroporto Brigadeiro Lisyas Rodrigues, um dos maiores sítios aeroportuários do Brasil, com aproximadamente 2.374 hectares com uma estrutura que atende cerca de 370.000 pessoas por ano. O relacionamento interno e externo da empresa, prima pela transparência em busca de qualidade, segurança, competitividade e rentabilidade dos serviços. As ações ambientais são baseadas em projetos, como o Controle da Avifauna, Educação Ambiental e Aeroportos Verdes, implantados para minimizar os impactos que as atividades de cunho aeroportuário causam ao meio ambiente. Estão em fase de implantação as normas ISO14000 relativas ao meio ambiente e as normas da ICAO (International Civil Aviation Organisation) que objetiva definir princípios e acordos que permitam a evolução da aviação civil internacional de forma segura e ordeira numa base de igualdade de oportunidade e de acordo com princípios econômicos.

CONCLUSÕES:
O tema Responsabilidade Socioambiental está sendo bastante debatido e aderido por empresas que tem a consciência de que é preciso crescer sem desgastar, tendo em mente um melhor futuro para as próximas gerações. Percebe-se que a Infraero no Aeroporto de Palmas está adaptando às suas políticas organizacionais, práticas que busquem o melhor andamento de suas atividades, degradando menos o meio ambiente. Sendo uma empresa pública que visa transmitir segurança e serviços de qualidade a uma sociedade exigente, a Infraero adequa seus aeroportos de acordo com a legislação de maneira que suas atividades não causem danos a toda uma sociedade, colaborando também para a obtenção de uma boa reputação empresarial. Assim, demonstra estar realmente preocupada em desenvolver suas atividades da melhor maneira possível e em conjunto com a comunidade. Não se pode esquecer que o Aeroporto de Palmas se trata de uma estrutura ainda muito recente, mas que vem adaptando os seus processos por meio de projetos e programas, para que assim, cause menos danos tanto a população como ao meio ambiente. Portanto, a Infraero pode ser considerada uma empresa socialmente responsável, pois se enquadra nos novos parâmetros de desenvolvimento o qual visa, através de suas atividades, colaborar com a melhoria da qualidade de vida da população, bem como com a preservação do meio ambiente.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNPq), Programa PIBIC.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Responsabilidade Socioambiental; Infraero ; Sustentabilidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006