IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
PROJETO JARDIM DA CIÊNCIA: PROFISSIONALIZAÇÃO, CIÊNCIA E CIDADANIA NO ESPAÇO CIÊNCIA - PE
Iolanda Nunes Goulart 1
Maria Edite Costa Lima 1
Rejane Liberal 1
Bruno Severo Gomes 1
Edilena Albuquerque Vieira 1
Paulo Faltay 1
(1. ESPAÇO CIÊNCIA)
INTRODUÇÃO:
Popularizar a ciência é criar condições para que a produção e a cultura científica tornem-se acessíveis para todos. Partindo dessa idéia, o Espaço Ciência, o maior museu interativo a céu aberto do Brasil, desenvolve projetos visando não apenas levar conhecimentos científicos para o público, mas também abrir portas para que a comunidade, especialmente a de baixo poder aquisitivo, possa ser efetivamente incluída em iniciativas de fomento à cultura, ao saber-fazer científico e às novas tecnologias. Com o objetivo de capacitar jovens para ingressar no mercado de trabalho, o projeto Jardim da Ciência tomou forma de um curso de jardinagem, com objetivo de capacitar os jovens das comunidades vizinhas ao museu; sua primeira turma foi formada no período de julho a dezembro de 2004 e a segunda, encontra-se ainda em curso, desta feita com a duração de um ano.
METODOLOGIA:
O Projeto Jardim da Ciência teve início em julho de 2004 e duração de seis meses, com carga horária de 480 h/a, distribuídas em quatro (04) módulos: aulas práticas (jardinagem e paisagismo) 288h/a, aulas teóricas (jardinagem, princípios de agronomia e botânica) 96 h/a, módulo de cidadania (ser, conviver, fazer) 72h/a e estágio profissionalizante 24h/a. As aulas foram ministradas por uma equipe multidisciplinar, composta por um jardineiro, um estudante concluinte de Agronomia, um paisagista, responsáveis pela parte prática do curso. Um psicólogo e uma educadora social ministraram as atividades de integração grupal e educação para o exercício de cidadania.Os alunos(as) receberam bolsa-auxílio em 2004 no valor de R$ 80,00 (oitenta reais). A turma atual 2005/2006 recebe uma bolsa no valor de R$ 100,00 (cem reais) e participa de capacitações na área de botânica, utilizando os recursos e espaço físico que o museu oferece, seus laboratórios de informática e biologia. A parte de estágio profissionalizante acontece no próprio Museu, na sementeira municipal e em outras instituições que envolvem a área de jardinagem. O projeto proporciona mais do que uma perspectiva de renda alternativa e prepara os jovens para enfrentarem o mundo do trabalho, enfocando questões de ética, cidadania, responsabilidade e trabalho em grupo.
RESULTADOS:
A primeira turma, composta por 20 aluno(a)s – 15 do sexo masculino e 05 do sexo feminino, numa faixa etária de 16 a 21 anos, estava assim caracterizada quanto à origem de moradia: bairro de Santo Amaro(09), Vasco da Gama(01), ambos pertencentes à cidade de Recife e Santa Tereza(05), Ilha do Maruim(02), Cidade Tabajara(01), Jardim Fragoso(01), Casa Caiada(01), estes pertencentes à cidade de Olinda. Na primeira turma o grau de escolaridade, não foi relevante para a seleção, o fator principal foi o grau de interesse no curso apresentado. Desta forma, o grupo formado foi bastante heterogêneo neste aspecto: 04 alunos do Ensino Fundamental 5ªa 8ª série, 14 alunos do Ensino Médio (1º ano, 10 alunos e 04 alunos do 3º ano) e 02 alunos com Ensino Médio completo. Concluíram o curso com êxito, em 2004, 18 alunos. Destes, 04 foram absorvidos pelo Museu, nas áreas de administração e de meio ambiente/manguezal; 02 estão na área de jardinagem, inclusive um deles exerce esta função no serviço militar; 09 não estão trabalhando e sobre os 05 restantes não foi possível contato para acompanhamento posterior e levantamento de dados.
CONCLUSÕES:
Em maio de 2005 foi iniciada uma nova turma, ainda em período de curso. A duração do projeto foi ampliada para um ano e foram incorporados novos conteúdos ao programa, entre os quais destaca-se a botânica, voltada para espécies ameaçadas de extinção, e a preparação e manutenção de espécies nativas para o primeiro Museu de Bonsai da América Latina. Através do seu Programa de Inclusão Social, e em especial através do Projeto Jardim da Ciência, o Espaço Ciência comprova que é possível fazer educação profissionalizante associada à difusão científica, numa perspectiva cidadã de conhecimento compartilhado. O convívio e o compromisso com o grupo transformam as aulas teóricas e as práticas nos jardins do Espaço Ciência em um exercício de cidadania, aprendizado coletivo e capacitação profissional.
Instituição de fomento: FACEPE - FUNDAÇÃO DE AMPARO À CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Espaço Ciência; Inclusão Social; Jardinagem.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006