IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada

A ESCRITA NAS SALAS DE BATE PAPO: O USO DO EMOTICON E A REPRESENTAÇÃO DE SENTINDOS NO CONTEXTO VIRTUAL

Carlos Augusto Baptista de Andrade 1
(1. Universidade Cruzeiro do Sul)
INTRODUÇÃO:

A comunicação via computador está muito presente na interação humana. Hoje, praticamente é inconcebível que as pessoas desconheçam essa forma de comunicação. Se, em termos de educação, discute-se muito a questão do analfabetismo funcional, uma outra forma de analfabetismo tem se instaurado na sociedade – o digital, ligado diretamente ao uso das tecnologias. No entanto, uma outra categoria brota da necessidade de conhecer os caminhos tecnológicos e instaura mais um tipo de analfabetismo – o virtual, ou seja, o desconhecimento de como trafegar pelas possibilidades que a comunicação digital oferece.

O presente trabalho procura refletir sobre o uso dos emoticons, símbolos que são muito utilizados em salas de bate papo da Internet.

METODOLOGIA:
Procuramos explorar a sala de bate papo e seus usos, com o objetivo de refletir sobre esse gênero textual, considerado um dos mais utilizados no ciberespaço, além das possibilidades educativas a partir da comunicação por emoticons que surgem à medida que podemos ler as imagens e verificar que sentidos elas produzem nesse espaço de interação.
RESULTADOS:
Procuraremos, neste momento, como parte de uma pesquisa mais ampla sobre a elaboração de textos para mídias eletrônicas, concentrar esforços na analise desse código que serão elementos constitutivos na produção dos sentidos das mensagens ali impressas. Essa discussão será embasada na semiologia, uma vez que os emoticons são imagens que estão carregadas de sentidos e na lingüística interacionista, mais especificamente a teoria bakhtiniana de gêneros do discurso, para considerarmos os usos interacionais desses símbolos.
CONCLUSÕES:
Nossa intenção é, a partir da discussão sobre o gênero “bate papo”, contribuir para a compreensão da produção textual contextualizada, bem como apontar alguns caminhos para os usos do recurso semiótico utilizado nas salas, como objetos de possíveis retextualizações que possam auxiliar na melhoria da produção textual como um todo. Resumimos esse trabalho em três pontos que serão objeto da nossa apresentação: 1) A comunicação em salas de bate papo; 2) O uso dos emoticons na comunicação em salas de bate papo; 3) As possibilidades educativas de leituras dessas linguagem que podemos explorar, criando, assim, estratégias para melhorar a performance dos alunos no que se refere à leitura e à produção de textos.
 
Palavras-chave: Bate papo; Emoticon; Leitura e Interpretação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006