G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
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PROJETO: O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRESERVAÇÃO, VALORIZAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DA CULTURA POPULAR |
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Maria Aparecida de Lima 1 |
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(1. Secretaria de Educação Esportes e Lazer - SEEL - Recife) |
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INTRODUÇÃO: |
Projeto desenvolvido no segundo semestre de 2005, com docentes e professores do Ensino Fundamental, das Escolas Municipais José Múcio Monteiro, Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania Cristiano Donato e Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania IBURA. Esta experiência surgiu da necessidade de desenvolver o hábito da leitura, escrita e produção de texto, bem como integrar as diversas mídias na educação, TV, Vídeo, Informática, Rádio etc. de forma contextualiza. Percebemos que a cultura popular vem sendo pouco discutida em sala de aula, dando lugar a cultura de massificação. Nosso objetivo foi excursionar pelo cotidiano escolar a fim de investigar as percepções dos sujeitos sobre cultura popular, resgatar os valores relacionados ao tema, estimulando a pesquisa, escrita, leitura e produção de textos.
Entende-se que a democratização e inclusão das tecnologias no fazer pedagógico favorecem a situações significativas de aprendizagem, contribuindo para melhoria do ensino.
Como afirma Carlos Brandão “educar é fazer perguntas, ensinar é criar pessoas que a inteligência venha a ser medida mais pelas dúvidas mal formuladas que pelas certezas bem repetidas”.
Ao ingressar na escola o aluno trás consigo conceitos sobre si mesmo e sobre o mundo que o cerca, cabendo a escola valorizar este conhecimento, enfatizando o diálogo e a troca. É a prática da democracia e a valorização dos diversos saberes que contribuirá para a formação de sujeitos, críticos, solidários e ativos. |
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METODOLOGIA: |
A nossa experiência teve como parâmetro a Linha Sócio Construtivista, cujo princípio é o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem como resultado da aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. Os conceitos são formados a partir das relações entre o pensamento e linguagem mediados pela cultura.
Segundo VYGOTSKY “A cultura fornece ao indivíduo os sistemas simbólicos de representação da realidade, ou seja, o universo de significações que permite construir a interpretação do mundo real”.
Para Levi-Strauss “Não existe cultura inferior ou nobre, entretanto cada cultura pode e deve aplicar este julgamento às suas próprias atividades, por que seus membros são simultaneamente atores e observadores”.
Utilizamos questionários, materiais impressos, esculturas do Mestre Vitalino, realizamos rodas de conversa, entrevistas com moradores antigos do bairro, realizamos aula passeio, entrevista com grupos folclóricos comunitários e associação de moradores.
Utilizamos TV e Vídeo, visando à ampliação de conteúdos numa linguagem diferente integrando-os com outros recursos como o computador, o rádio etc.
Realizamos pesquisa na Internet, troca de e-mail. Uso dos aplicativos do Word - Editores de Texto e Imagem, Paint e do Front Page. Construímos vários murais didáticos com o intuito expor/socializar as aprendizagens e os limites detectados no decorrer do projeto. |
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RESULTADOS: |
A nossa experiência gerou a discussão, a pesquisa, o estudo, novas reflexões bem como contribuiu com a formação de atitudes significativas por parte dos docentes e alunos envolvidos. Relaciono abaixo as competências e habilidades desenvolvidas a partir da vivência do projeto.
- Discussão coletiva sobre as percepções de educadores e alunos acerca da cultura popular;
- Utilização dos recursos das tecnologias da informação e comunicação para pesquisa, estudo, interação e intercâmbio;
- Socialização e apropriação de novos saberes;
- Integração da escola com a comunidade;
- Interação entre professores de diferentes contextos/comunidades;
- Criação de uma rede colaborativa de aprendizagem;
- Valorização da cultura local;
- Socialização e integração entre movimentos culturais da comunidade;
- A formação de novas competências no que concerne a escrita, a leitura e a produção de textos;
- A democratização dos recursos da tecnologia no contexto da escola pública – verificamos que cerca de 90% dos alunos participantes do projeto, só tinha acesso ao computador na escola;
- A inserção de novas mídias no cotidiano escolar;
- A instrumentalização de aplicativos Word, Internet, FrontPage, Paint etc;
- Intercâmbio entre classes;
- Produção de Home Page – A partir do momento em que publicamos uma página estamos disponibilizando os saberes construídos para outras pessoas, outras culturas, realidades diferentes públicos diferenciados, além da valorização das produções dos alunos.
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CONCLUSÕES: |
Tivemos como parâmetro a avaliação diagnóstica, valorizando o conhecimento inicial dos alunos, a colaboração, o envolvimento, a integração a promoção coletiva e individual, as competências e habilidades desencadeadas a partir do início do projeto. Consideramos o conhecimento como um processo aberto, inacabado e provisório, propiciando o desenvolvimento da inteligência levando a um processo de construção contínua, colocando o pensamento a serviço da ação. Sendo assim, o ensino deve se basear na pesquisa, na investigação, na solução de problemas pelo aluno, valorizando muito mais o processo do que o produto final.
Cerca de 70% dos alunos relacionaram a cultura popular com manifestações folclóricas como maracatu, frevo, caboclinhos etc. Quando se trata do papel das tecnologias da informação e comunicação no processo de valorização, disseminação das práticas que envolvem a cultura popular, a grande maioria acredita que a Internet pode contribuir com a ampliação de novos conhecimentos, sobretudo no que concerne ao uso da pesquisa. Poucos alunos e professores apresentaram inicialmente, percepção mais ampla sobre as possibilidades pedagógicas da Internet como a produção, a criação e interação.
Esperamos que o uso da TV, Vídeo, Rádio, e Informática possam favorecer o desenvolvimento de práticas docentes estimuladoras de aprendizagens significativas, contribuindo para a incorporação das novas tecnologias no cotidiano das redes públicas de ensino, visando a emancipação e a inclusão. |
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Palavras-chave: Midias na educação; Inclusão; Qualidade Social. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
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