IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras

A Dança de São Gonçalo na Mussuca - SE

Christiane Rocha Falcão 1
(1. Universidade Federal de Sergipe/UFS)
INTRODUÇÃO:

A Dança de São Gonçalo de Amarante no povoado Mussuca, localizado no município sergipano de Laranjeiras, é uma das manifestações folclóricas mais divulgadas e assediadas, tanto pela mídia como pelo público (aqui leia-se poder público como fomentador de eventos de difusão dessas manifestações além da sociedade civil), dentro do plano apresentações-espetáculo, cujo conteúdo simbólico esteja em congruência com o conceito de fenômeno da Cultura Popular Sergipana. O presente estudo se propõe a identificar dentro do culto de origem portuguesa valores culturais determinados pela Cultura Negra, possivelmente adicionados ao culto ainda no período do Brasil Colonial, e tendo como abordagem a transmissão de tais valores na medida do tempo até os dias de hoje. Fatos e dados, importantes para o entendimento do processo de formação do folguedo atual, se perderam na memória individual dos participantes, mas a obediência a alguns rituais próprios da dança e de costumes negros traz à tona questionamentos a cerca da tão pregada postergação das manifestações populares rurais, principalmente.

METODOLOGIA:

Como metodologia para eleição das categorias de análise foram feitas duas incursões iniciais no período da Semana Santa do ano de 2005, ocasião na qual o grupo realiza sua principal louvação. Tendo acompanhado tal acontecimento com auxílio de gravadores e câmeras de vídeo e fotográficas, a pesquisa direcionou-se para a apreensão da História Oral daquele grupo, contada por seus representantes. Para as outras incursões, foram escolhidas ocasiões diversas, como apresentações-espetáculo: XXX Encontro Cultural de Laranjeiras, realizado em janeiro de 2006 e evento Folclore no Parque realizado pela Petrobras no dia 22 de agosto de 2005; pagamento de promessa: promessa paga por um morador do povoado da Mussuca; e conversas informais com personagens fundamentais como a Mariposa e esposa do primeiro patrão do século XX, Dona Pureza, Dona Nadir - puxadora do grupo atualmente, e Mestre Sales - o patrão hoje. Além da pesquisa de campo, se fez necessário a busca por uma bibliografia voltada para tal tema, encontrando-se, principalmente, em Beatriz Góis Dantas (A Dança do São Gonçalo - Cadernos de Cultura, 1976) e na tese de mestrado em Artes pela Unicamp “A Dança de São Gonçalo: Re-leitura coreológica e história”, estudo desenvolvido pela pesquisadora Valéria Rachid Otávio, um aporte de argumentos e dados que respaldaram as observações.

RESULTADOS:

Observar diretamente, sem intervenções que não do olhar - sem presença de equipamentos - ou ainda somente com o gravador de áudio foram experiências em que se angariou depoimentos únicos e essenciais para entender em parte a representatividade da Dança no povoado. A colocação de câmeras fotográficas ou de vídeo constrangia de forma marcante os participantes, que mesmo tendo permitido as gravações ou as fotos se mostravam mais fechados. O diálogo direto e informal foi a estratégia de ação que tornou o estudo possível.

CONCLUSÕES:

A sobreposição de determinantes culturais negros no culto de origem portuguesa é um dado de extrema importância quando nos tempos do agora, a comunidade científica, e/ou engajada com as causas culturais, teme o desaparecimento de tais formas de expressão populares. Mais do que simplesmente apreender seus conhecimentos, os moradores da Mussuca, em especial os participantes da Dança do São Gonçalo, estavam aptos a dividir com a entrevistadora suas mais honestas expressões de criatividade popular.

 
Palavras-chave: São Gonçalo; Mussuca; Raízes afro-descendentes.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006