IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
HÁBITOS ALIMENTARES DE MULHERES OBESAS DE CRUZ ALTA/RS
Amanda Soares 1
Neidi Kaspary  2
Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães  3
Joseani Paulini Neves Simas  4
(1. Universidade Gama Filho/ UGF; 2. Universidade do Estado de Santa/UDESC; 3. Departamento de Ginástica, Recreação e Rítmica /CEFID/UDESC; 4. Departamento de Ginástica, Recreação e Rítmica /CEFID/UDESC)
INTRODUÇÃO:
O objetivo do estudo foi investigar os hábitos alimentares de mulheres adultas e obesas da cidade de Cruz Alta, RS - Brasil. A amostra intencional foi composta por 40 mulheres na faixa etária entre 35 a 59 anos, com Índice de Massa Corporal (IMC) superior ou igual a 30kg/m², da Clínica Equilibrium (Clínica de Tratamento da Obesidade).
METODOLOGIA:
 Utilizou-se como instrumento um questionário misto e auto-aplicável, composto por duas partes: a) Nível sócio econômico (ANEP, 1997) e b) Avaliação de hábito alimentar (Curso Técnico em Nutrição, 2003). A coleta de dados foi na própria clínica, mediante preenchimento do questionário. Os dados foram analisados perante a estatística descritiva (distribuição de freqüências absolutas e medidas de tendência central), além da análise interpretativa de conteúdo.
RESULTADOS:
Os resultados indicaram que a maior parte da amostra foi composta por mulheres casadas, cuja principal rotina do dia é o cuidado doméstico, apresentam o ensino fundamental em sua escolaridade e são pertencentes à classe C e B. Em relação aos hábitos alimentares, a maioria realiza no mínimo três refeições diárias, não mantendo por costume a realização de refeições intermediarias, a proteína mencionada pela maioria foi à carne de gado e de preferência que ela seja frita. Grande parte das mulheres deste estudo consome saladas durante a principal refeição que é o almoço, ainda consomem frutas, diariamente laticínios, além dos alimentos integrais, os doces fazem parte da alimentação apenas aos finais de semana para a maior parte destas mulheres
CONCLUSÕES:

Com estes resultados pode-se observar a necessidade de mudanças nos hábitos alimentares, para que estes possam contribuir na condição de saúde das mulheres.

 

 

 

 
Palavras-chave: Saúde; Obesidade; Nutrição.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006