IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

PROJETO CLUBE DE CIÊNCIAS DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA: INTEGRANDO UNIVERSIDADE, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO

Elisaine Lopes Ulian  1
Jayanne Susan Kelly Carvalho  1
Flávio Bezerra Barros  1
Inês Trevisan  2
(1. LABORATÓRIO INTEGRADO DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, UFPA; 2. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, UEPA)
INTRODUÇÃO:
O Ensino de Ciências (EC) nos dias atuais, em muitas escolas de Ensino Fundamental, ainda não assumiu a sua devida importância. Muitos problemas são apresentados, tais como falta de laboratórios, recursos didáticos, tempo, formação inicial e continuada de professores, entre outros. Entre os vários objetivos do EC, podemos destacar a promoção do desenvolvimento intelectual, o pensar de maneira lógica sobre os fatos do cotidiano, resolução de problemas práticos. Nesse contexto, o projeto Clube de Ciências teve como objetivos: criação do Clube de Ciências; identificar aspectos da prática pedagógica dos professores nas séries iniciais do Ensino Fundamental de Altamira/PA; construção coletiva de propostas inovadoras para o EC; identificar o grau de interesse e envolvimento dos estudantes e professores nas atividades do Clube de Ciências; aproximar Universidade e Escolas públicas e particulares; melhoria da qualidade do EC em Altamira; despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela Ciência.
METODOLOGIA:
O projeto foi executado no período de outubro de 2004 a dezembro de 2005. Inicialmente foi constituída uma parceria entre a UFPA/Campus de Altamira, Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Secretaria Municipal de Educação e Desportos de Altamira (SEMEC). Quatro escolas nesta primeira fase foram escolhidas para a pesquisa sobre a prática pedagógica dos professores. Simultaneamente foram realizadas as atividades do Clube de Ciências (oficinas, palestras, sessões de vídeos-documentários, etc.) voltadas para alunos e professores de várias escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental de Altamira. Diversos mecanismos de informação foram utilizados para divulgação do projeto, entre eles, entrevistas veiculadas na televisão local e distribuição de folders. Após o diagnóstico da prática pedagógica, várias reuniões e oficinas foram feitas para a (re) construção coletiva de propostas inovadoras do EC. Tais reuniões e oficinas de capacitação aconteceram nas próprias escolas, com a participação da equipe do projeto e professores.
RESULTADOS:
A pesquisa nas escolas foi de fundamental importância para se analisar como estão sendo ministradas as aulas de ciências nas escolas e determinar de forma mais objetiva os fatores que facilitam ou dificultam a prática docente. Assim, o envolvimento da SEMEC foi de extrema importância para o bom andamento do projeto, no sentido de permitir o acesso da equipe do projeto às escolas, bem como a liberação de professores para a capacitação e construção de propostas. A partir da pesquisa sobre a prática pedagógica dos professores de Ciências nas séries iniciais, e segundo relatos apresentados pelos mesmos, pôde-se observar que: a metodologia empregada para o ensino dessa área do conhecimento é inadequada para os objetivos pertinentes ao EC e às séries; o tempo para planejamento é insuficiente; existe carência de recursos didáticos apropriados; a falta de formação (inicial e continuada) se caracteriza como entrave para a prática pedagógica do EC. Quanto às atividades práticas do Clube de Ciências, essas aconteceram de maneira satisfatória, com a participação efetiva de algumas escolas, onde tanto os alunos quanto os professores puderam ter contato com diferentes experiências, temas, recursos didáticos simples, brincadeiras e informações interessantes, o que despertou o interesse pela Ciência nos sujeitos envolvidos. Além dessas atividades, o Clube de Ciências se fez presente também na construção e participação nas Feiras de Ciências e Cultura de algumas escolas do município.
CONCLUSÕES:

Dessa forma, entendemos que o EC nas séries iniciais em Altamira, pelo menos nas 4 escolas investigadas, não tem atingido seu real papel. Com esses problemas colocados, compreendemos que se torna mais difícil o interesse dos alunos por esta área do conhecimento. Nesse sentido, a parceria UFPA/SEMEC/UEPA, através do presente projeto, tem contribuído de forma significativa para a mudança da realidade. Portanto, nesse processo, é importante destacar que a parceria, o interesse mútuo, a construção coletiva de idéias e o envolvimento prático dos diferentes sujeitos da escola, são elementos cruciais para a transformação da realidade do EC. 

Instituição de fomento: Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Prática docente; Educação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006