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F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS CURSOS DE TURISMO OFERECIDOS NO BRASIL
Renata Ramos Goulart 1
Inês Przybylski 1
Karol Monteiro Mota 1
Mirian Rejowski 1
(1. Universidade de Caxias do Sul / UCS)
INTRODUÇÃO:

O desejo de viajar é uma característica que está presente no homem. As motivações para uma viagem variam desde a busca por novas vivências a conquistas de contratos de trabalho. A própria disposição natural humana para viajar faz com que o turismo caracterize-se como uma atividade rentável, que tem crescido de forma extremamente veloz nos últimos anos. Por sua visível influência nos meios econômico, social, ambiental, como um fenômeno complexo, o Turismo tem despertado significativo interesse nas diversas áreas de conhecimento. O interesse provocado pelo fenômeno e a necessidade de formação específica para o trabalho com esse setor vêm ocasionando a oferta de inúmeros cursos de formação superior em Turismo. O crescimento da oferta, por sua vez, justifica a necessidade de estudos sobre a formação superior em Turismo. Este trabalho versa sobre o ensino superior em Turismo e tem como objetivo apresentar a distribuição espacial dos cursos superiores no Brasil. Com este estudo, pretende-se estimular o debate sobre o assunto, oferecendo dados que possam alavancar pesquisas futuras.

METODOLOGIA:

A pesquisa, caracterizada como exploratório-descritiva. Por meio de pesquisas realizadas em novembro de 2005, em sites de associações (ABBTUR), oficiais (MEC) e acadêmicos (instituições de ensino superior), realizou-se uma atualização dos levantamentos iniciados por Rejowski e Ansarah a partir de 1994, apresentando a distribuição espacial dos cursos de turismo no Brasil, a sua disposição por regiões e as diferentes abordagens dadas ao referido curso. Destaca-se que, para este estudo, foram considerados apenas os de Turismo, excluindo-se, portanto os de Hotelaria, Gastronomia, Lazer etc.

RESULTADOS:

Até novembro de 2005 existiam 416 cursos em Turismo ofertados em todas as regiões do país, com concentração predominante no Sudeste (181 cursos). Dentre os 25 estados brasileiros em que estão presentes, a maior oferta está localizada no Estado de São Paulo que concentra 124 cursos. O Nordeste oferece 90 e a Região Sul 83. No Centro-Oeste, existem 44 cursos superiores em Turismo. A menor oferta é percebida na Região Norte que possui 19. Comparando o número de cursos ofertados entre o período de 1994 (data do primeiro levantamento) e 2005, verifica-se que a Região Sudeste continua ofertando um maior número.. No entanto, em 2005, a segunda maior oferta encontrava-se na Região Nordeste, que ultrapassou o número de cursos existentes na Região Sul. Na Região Norte estão presentes apenas 19. Houve um crescimento expressivo da oferta a contar de 1994 até 2005 no território nacional. Há grande variação na denominação dos cursos superiores em Turismo. É possível perceber que os cursos relacionados à área administrativa são ofertados sob o termo "gestão", e estão presentes em todas as regiões, havendo a predominância na Região Nordeste, que possui 83 cursos dedicando-se a essa abordagem. A Região Sudeste, embora possua o maior número de cursos, possui pequena diversidade de abordagens se comparada às demais regiões.

CONCLUSÕES:

A análise da distribuição geográfica dos cursos superiores em Turismo demonstrou que há um aumento contínuo na oferta deles. Esse aumento considerável talvez esteja vinculado ao potencial turístico percebido nos últimos tempos, e à necessidade de mão-de-obra qualificada para receber o fluxo crescente de turistas que tem freqüentado o país. A valorização de um diploma de curso superior, como meio para manter-se ou ter melhores perspectivas no mercado de trabalho, leva uma enorme parcela da população a buscar essa qualificação. Os cursos existentes apresentam diversas abordagens que permitem às instituições formatarem seus cursos tratando de temáticas relevantes à realidade em que estão inseridas. Inúmeras pesquisas podem surgir a partir dos dados coletados para este estudo, que se constitui um instrumento de busca constante pela qualidade do Ensino Superior em Turismo.

 
Palavras-chave: Cursos de Turismo; Distribuição Espacial; Brasil.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006