IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 4. Engenharia de Materiais e Metalúrgica

Otimização da zona termicamente afetada em função do Contato eletrodo/peça no processo de tratamento superficial por resistência elÉtrica

Rafael Garbos Luciani 1
Richard Frank 1
Irionson Antonio Bassani 1
(1. Engenharia Mecânica, Pontifícia Universidade Católica do Paraná / PUCPR)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho está relacionado ao desenvolvimento de processo de modificação de propriedades superficiais. O processo utiliza uma máquina de soldagem por resistência elétrica a ponto modificada. A energia térmica devido ao efeito Joule (corrente elétrica) é utilizada para aquecer a superfície do corpo de prova, de tal forma a austenitizá-lo. Ao mesmo tempo procura-se evitar a ocorrência de fusão e/ou união do eletrodo com o corpo de prova. Na primeira fase do projeto, foram encontrados problemas, como a não homogeneidade da zona termicamente afetada e o acabamento superficial. O objetivo deste trabalho é aperfeiçoar o acabamento da zona de contato eletrodo/corpo de prova, otimizando o dispositivo de contato para têmpera por resistência elétrica.

METODOLOGIA:

Presumiu-se que com o aperfeiçoamento do dispositivo de contato, conseguiria-se melhorar o acabamento da superfície de contato eletrodo/corpo de prova; por conseguinte, as regiões da zona afetada termicamente seriam uniformizadas. Em conseqüência, as propriedades seriam mais homogêneas nesta zona.

O dispositivo de contato foi re-projetado e aprimorado, desenvolvendo-se um sistema massa-mola para melhoria do contato eletrodo/peça. Foi realizada a análise micrográfica da zona afetada termicamente (dureza, profundidade, microestrutura) em função dos parâmetros de soldagem (potência, corrente).

 

RESULTADOS:

Os passos e testes realizados com o dispositivo aprimorado são apresentados, bem como a análise comparativa das microestruturas da zona afetada termicamente.

CONCLUSÕES:

A aplicação do dispositivo desenvolvido para o uso em máquina para o processo de soldagem por resistência elétrica a ponto mostrou-se eficaz. A superfície do corpo de prova austenitiza, sem a ocorrência de fusão e/ou solda macroscópica. A comparação das microestruturas anteriores e posteriores ao uso do dispositivo otimizado mostrou a homogeneidade da zona afetada termicamente.

 
Palavras-chave: Tratamento térmico superficial; Microestrutura; Resistência.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006