IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração

O USO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL NO PROCESSO DE GESTÃO EMPRESARIAL NO MUNICÍPIO DE MURIAÉ-MG E ENTORNO.

Cimara Aparecida Nunes 1
Carlos Alberto Abreu  1
Pedro Paulo de Andrade Cavalher 1
(1. Faculdade de Minas - FAMINAS)
INTRODUÇÃO:

Atualmente, há uma preocupação crescente com o ciclo de sobrevivência das micro e pequenas empresas, envolvendo nessa luta, governos federal, estaduais e municipais, além de diversas entidades, ONGs e o SEBRAE.

Estudos do SEBRAE indicam que 49,4% das micro e pequenas empresas fecharam as portas antes mesmo de completarem dois anos de vida e, entre as principais causas de morte dessas empresas, as de natureza financeira aparecem sempre na dianteira.

Perante a realidade exposta acima, podemos presumir que o uso da informação contábil no processo decisório dessas empresas pode contribuir significativamente para reduzir os problemas de natureza financeira, ou ainda, para munir seus gestores de ferramentas que possibilitem a ação administrativa sobre os problemas.

Nesse sentido, o estudo procura identificar como anda a relação das empresas com seus contadores, como está o trânsito de informações entre as partes e, principalmente, se as informações contábeis estão atendendo as necessidades das empresas e, conseqüentemente, se estão sendo utilizadas no processo de gestão.

METODOLOGIA:

A metodologia escolhida foi a entrevista direta com dirigentes da empresa.

A pesquisa foi desenvolvida na região leste da Zona da Mata Mineira, no pólo de influência do município de Muriaé. Na microrregião em que se insere, Muriaé é a cidade com maior PIB, o que, por si destaca a importância dela para o desenvolvimento regional. 

A base das empresas selecionadas para entrevista foi a Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL-Muriaé), com um total de 361 sócios registrados em julho/2005, pois presumimos que este já seria um indicador inicial de organização administrativa e, portanto, que essas empresas teriam condições de fornecer as informações necessárias.

RESULTADOS:

A pesquisa foi realizada com o universo de 39 empresas, sendo que entre as pessoas entrevistadas, 48,7% era o próprio sócio da empresa e 38,5% era o gerente funcionário, ou seja, 87,2% dos entrevistados eram pessoas com poder de decisão, o que contribui imensamente para os resultados desejados pelo projeto.

Entre os benefícios identificados pelas empresas pelo uso da informação contábil, destaca-se o controle financeiro, percebido por 74,4% das empresas, a utilidade gerencial, percebida por 59% das empresas, e a identificação de problemas, percebida por 51,3% das empresas.

Contudo, os dados indicaram também um grande vazio na produção das principais peças contábeis pelos respectivos contadores, já que apenas 18% das empresas declararam receber mensalmente os balancetes, 20,5% a demonstração de resultados e  apenas 30% declararam receber mensalmente o fluxo de caixa e outros relatórios gerenciais.

Cerca de 79,5% das empresas declararam que as informações produzidas pelos contadores atendem às necessidades da empresa, entretanto, apenas 64,1% declararam que as utilizam no processo decisório regularmente.

CONCLUSÕES:

Levando-se em consideração que a ação administrativa pressupõe precisão e agilidade, os resultados apresentados demonstram que as informações contábeis ainda não atendem às necessidades básicas das empresas, ao contrário do que as mesmas disseram na pesquisa. Se considerarmos que apenas 20% delas declararam receber de seus contadores a demonstração de resultados mensalmente, num universo onde 95% afirma pagar por esse serviço, como podemos acreditar que as informações atendem às suas necessidades? É impossível crer que relatórios com periodicidade anual sejam suficientes para nortear as decisões de natureza financeira que as empresas precisam tomar todos os dias. Dessa forma, fica evidente que, ou as empresas estão trabalhando com controles paralelos, feitos internamente ou continuam tomando suas decisões instintivamente, baseadas apenas na percepção de seus gestores, sem qualquer fundamento técnico.

É certo que por tudo isso a imensa maioria das micro e pequenas empresas continuarão a fechar suas portas antes de completarem seus cinco anos de vida. 

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Empresas; Administrador; Gestão.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006