IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição

DETECÇÃO DE RESÍDUOS DE ANTIBIÓTICOS E DE MICRORGANISMOS EM LEITE CRU COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE MURIAÉ-MG E REGIÃO

Lívia Tavares Mendes 1
Kênia Pereira Lemos Bastos 1
Daniela Moreira Gomes 1
Helvécio Cardoso Corrêa Póvoa 1
Edivan Moreira Arêdes 1
(1. Faculdade de Minas - FAMINAS)
INTRODUÇÃO:

Dentre os alimentos considerados de alto valor biológico, o leite ocupa um lugar de destaque. Sua riqueza em constituintes nutritivos e energéticos, em estado facilmente assimilável, torna-o recomendável na dieta para todas as faixas etárias, sendo essencial para um perfeito crescimento e manutenção da saúde1.

A presença de resíduos de antibióticos no leite resulta da aplicação de diferentes substâncias antimicrobianas no efetivo leiteiro, para prevenção ou tratamento de doenças, com destaque para as infecções da glândula mamária e as doenças do trato reprodutivo. Diferentes tipos de antibióticos e suas combinações são utilizados para estes fins.

O leite contaminado por resíduos de antibióticos é considerado adulterado e impróprio para consumo, representando riscos para a saúde publica, riscos tecnológicos para a indústria de lacticínios e riscos comerciais.

As mesmas propriedades que o tornam alimento importante, favorecem o crescimento de microrganismos. Tais afirmações são preocupantes, principalmente se considerado o fato de o leite cru poder veicular inúmeros microrganismos patogênicos ao homem 3. 

Considerando a grande importância que o leite assume na alimentação humana, o objetivo deste trabalho é a análise microbiológica do leite cru advindo de pequenas propriedades rurais do município de Muriaé e região e detectar possíveis resíduos de antibióticos no mesmo.

METODOLOGIA:
            Dez amostras de leite cru foram coletadas de diferentes animais e transportadas sob refrigeração para o lab. De microbiologia da FAMINAS. Uma alíquota de cada amostra foi semeada e caldo Lauril Sulfato e incubado em estufa bacteriológica a 37°C por 18 horas. Após o período de incubação, uma alíquota de cada tubo contendo o crescimento microbiano foi semeada nos meios seletivos e indicadores, ágar EMB, Manitol com 7.5% de NaCl e ágar SS e incubados a 37°C por 18 horas.  As colônias isoladas foram identificadas utilizando o meio de Rugai modificado (IAL), conforme recomendações do fabricante.

Para análise da presença de antibióticos, foi utilizado o kit COPAN (ATK - Antibiotic Test Kit) conforme as recomendações do fabricante.

RESULTADOS:

Não foram detectados resíduos de antibióticos em nenhuma das amostras. Foram encontradas em 100% das amostras bactérias da espécie Staphylococcus aureus. Em um percentual significativo das amostras foram isolados coliformes totais. Em nenhuma das amostras houve crescimento de Salmonella e Shigella.

CONCLUSÕES:

Por ser o leite cru um produto de fácil contaminação por microrganismos devido à ordenha e manipulação realizadas de maneira inadequada, aumenta-se a necessidade de um controle mais rigoroso durante o processo.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: leite cru; resíduos de antibióticos; análise microbiológica do leite.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006