IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
SÍNTESE TOTAL E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FUNGICIDA DE (1R,5R,6R)-6-[2-(4-ETOXIFENIL)ETIL]-4-METILENO-2,7-DIOXABICICLO[3.3.0]OCTANO-3,8-DIONA
Pedro de Azevedo Castelo-Branco 1
Mayura Marques Magalhães Rubinger 2
Leandro de Carvalho Alves 2
Laércio Zambolim 3
Dorila Piló-Veloso 4
(1. Coordenação de Química / CEFET-Campos; 2. Departamento de Química, CCE / UFV; 3. Departamento de Fitopatologia, CCA / UFV; 4. Departamento de Química, ICEx / UFMG)
INTRODUÇÃO:
O avenaciolídeo é um produto natural isolado de Aspergillus avenaceus que apresenta significativa atividade fungicida. Dentro de um programa de estudos visando a determinação da relação entre a estrutura química e a atividade biológica dessa substância, e a avaliação de seu potencial fungicida, é apresentada, neste trabalho, a síntese total e a avaliação da atividade fungicida de um análogo inédito ao avenaciolídeo contendo o grupo (4-etoxifenil)etil em substituição ao grupo octila presente na estrutura do produto natural. Neste trabalho optou-se por uma metodologia de síntese que permitisse a obtenção de um análogo ao (-)-avenaciolídeo opticamente ativo, partindo-se da diacetona-D-glicose, carboidrato que apresenta os requisitos quirais para obtenção de um enantiômero puro.
METODOLOGIA:
A rota inicia-se com a oxidação da diacetona-D-glicose com PDC, levando à obtenção de uma cetona a qual adiciona-se o grupo carbometoxi precursor de um dos anéis g-lactônicos utilizando-se uma variação da reação de Wittig. O éster obtido é hidrogenado na presença de Pd/C (10%), sendo o produto desta reação submetido a uma hidrólise ácida em condições brandas, levando à clivagem apenas do acetonídeo menos impedido e conseqüente formação de um diol. Sua reação com NaIO4 resulta em uma clivagem oxidativa, com formação de um aldeído que é submetido a uma reação de Wittig com o ilídeo formado entre brometo de 4-etoxibenziltrifenilfosfônio e butilítio. Os compostos olefínicos assim obtidos são submetidos à hidrogenação catalítica e, a seguir, uma nova hidrólise, em condições mais vigorosas, leva à formação de uma estrutura bicíclica contendo um anel lactônico e um grupo hidroxila no outro anel que, por sua vez, é oxidado, formando uma estrutura bis-g-lactônica. Por fim, a reação da bis-g­-lactona obtida com carbonato de metilmetoximagnésio forneceu um intermediário ácido, que foi submetido à metilenação descarboxilativa para gerar a (1R,5R,6R)-6-[2-(4-etoxifenil)etil]-4-metileno-2,7-dioxabiciclo[3.3.0]octano-3,8-diona, análoga ao avenaciolídeo. Este produto teve sua atividade fungicida avaliada sobre o crescimento do fungo Colletotrichum gloeosporioides.
RESULTADOS:
Tanto o análogo (p.f.=102,8-104,3ºC) quanto os intermediários sintéticos foram caracterizados por análise elementar e espectroscopias no IV e de RMN 1D e 2D. A fórmula do análogo foi confirmada por análise elementar (calculado: C, 67,54%; H, 6,00%; experimental: C, 67,79%; H, 6,00%) e seu espectro no IV apresentou bandas em 1667 cm-1, referente à vibração nC=C da dupla exocíclica e em 1793 e 1776 cm-1, referentes às vibrações nC=O das carbonilas de g-lactona. A obtenção da substância foi confirmada pela presença de dois dupletos em d 5,81 e 6,44 (J = 2,3 Hz) no espectro de RMN de 1H, referentes aos hidrogênios olefínicos, correlacionados ao sinal em d 126,4, no espectro de  RMN de 13C, segundo o mapa de contornos HMQC obtido. Além destes, são característicos os sinais em d 167,4 e 169,7 no espectro de RMN de 13C, correspondentes às carbonilas de g-lactona. Os demais sinais observados estão em pleno acordo com a estrutura proposta. Este composto apresentou uma porcentagem de inibição de 24% sobre o crescimento de esporos do fungo Colletotrichum gloeosporioides em comparação a um fungicida padrão comercial (Folicur).
CONCLUSÕES:
Foram obtidos e caracterizados 6 compostos inéditos, sendo um deles uma bis-g-lactona análoga ao produto natural avenaciolídeo. Os testes fungicidas realizados mostraram que a bis-g-lactona sintetizada apresenta atividade fungicida e novos testes serão realizados para avançar nesse estudo.
Instituição de fomento: CNPq e FAPEMIG
 
Palavras-chave: bis-y-lactonas; avenaciolídeo; atividade fungicida.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006