IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ESCOLA INCLUSIVA
Soraia Napoleão Freitas  1
Sabrina Fernandes de Castro 2
Sinara Pollom Zardo  3
Simone Hoerbe Garcia 4
(1. Coordenadora do PROESP, professora do PPGE da Universidade Federal de Sta Maria; 2. Educadora Especial, mestranda do PPGE da Universidade Federal de Sta Maria; 3. Pedagoga, mestranda do PPGE da Universidade Federal de Sta Maria; 4. Educadora Especial, mestranda do PPGE da Universidade Federal de Sta Maria)
INTRODUÇÃO:
O presente projeto tem sua fundamentação no trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa: Educação Especial: Interação e Inclusão Social (GPESP), vinculado ao Programa de Apoio à Educação Especial (PROESP). O PROESP é de iniciativa da SEESP (Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação), em parceria com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que visa apoiar e incentivar a pesquisa em educação especial. O projeto “Educação: Formação de Professores para a Escola Inclusiva” tem como objetivo geral a formação continuada de professores para o atendimento às diferenças dos alunos matriculados nas classes comuns, da educação infantil e do ensino fundamental, bem como de professores que prestam o atendimento educacional especializado nos serviços complementares. Como objetivos específicos, pontuamos: a) contribuir para o aprimoramento da qualificação de professores, em nível Lato Sensu, para atendimento escolar inclusivo de educandos com necessidades educacionais especiais; b) proporcionar conhecimentos sobre a educação inclusiva e o respeito às diferenças à comunidade escolar, através de congressos, seminários e encontros temáticos; c) propiciar a formação continuada de recursos humanos para o desenvolvimento de ações com vista à inclusão; d) proporcionar aos alunos do Mestrado – linha de pesquisa Educação Especial, o desenvolvimento de suas pesquisas, bem como o aprofundamento de estudos e a prática de conteúdos voltada para a inclusão.
METODOLOGIA:
A vigência do projeto é de março de 2004 a setembro de 2008. Como procedimentos metodológicos para efetivar os objetivos propostos, elencamos a realização de congressos, seminários e encontros temáticos. Ademais, a realização de dois cursos de especialização na área de Educação Especial, além da viabilização das pesquisas realizadas pelos discentes da linha de pesquisa Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bem como a organização e publicação destes estudos e pesquisas relacionadas à educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, a exemplo de livros e revistas. Assim, os sujeitos envolvidos no projeto são: a equipe do GPESP (acadêmicos e professores do Curso de Mestrado em Educação – linha de pesquisa Educação Especial - da UFSM), além dos professores do sistema estadual e municipal aprovados pela seleção para participação nos cursos de especialização a serem oferecidos.
RESULTADOS:

Dentre os principais resultados, destacamos: a) realização do Seminário de Pesquisa “A produção do Conhecimento em Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria” em 2004; b) Seminário de Formação para Educação Inclusiva, em 2005; c) a publicação de três edições da Revista Educação Especial – n. 24, n. 25, e n. 26 (ISSN: 1808-270X) nos anos de 2004 e 2005; d) auxílio na formação de cinco mestres com pesquisas concluídas vinculadas ao projeto, além de vinte e um mestres  que se encontram em formação; e) disponibilidade de sete bolsas de estudo para mestrandos em formação; f) participação de docentes e discentes do PPGE - linha de pesquisa Educação Especial - em eventos realizados no país; g) participação de professores de outras instituições nacionais e internacionais nos eventos organizados, para realização de intercâmbios com organismos envolvidos com a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais.

CONCLUSÕES:

A partir das ações citadas acima e das demais previstas no projeto, vislumbramos que as discussões acerca da inclusão e da qualidade na educação possibilitam repensarmos a formação do professor, pois compreendemos que é a partir destas poderão processar-se as mudanças conceituais no docente. Entendemos que estas mudanças de concepções do professor favorecem o repensar a sua prática pedagógica e, conseqüentemente, a transformação da escola e da sociedade em relação ao respeito às diferenças. Dessa forma, parece-nos evidente que a formação de professores é essencial para que se viabilizem novas concepções do ensinar e do aprender em um contexto inclusivo, uma vez que os professores são os atores e autores das mesmas.

Instituição de fomento: PROESP/SEESP/CAPES
 
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Formação de professores; Escola.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006