IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 5. Arquitetura e Urbanismo - 3. Projeto de Arquitetura e Urbanismo
AS CONFIGURAÇÕES ESPACIAIS UTILIZADAS NOS PROJETOS DE PARCELAMENTO DE MACEIÓ NA DÉCADA DE 70
Andreia da Silva Oliveira 1
Geraldo Majela Gaudêncio Faria 2
(1. Universidade Federal de Alagoas, Curso de Arquitetura e Urbanismo, bolsista IC; 2. Universidade Federal de Alagoas, Deptº de Arquitetura e Urbanismo, Orientador)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho corresponde à terceira etapa (1970-1980) dos estudos sobre a configuração espacial dos projetos de parcelamento urbano da cidade de Maceió, tema integrado ao desenvolvimento da pesquisa sobre a “Produção dos espaços públicos na cidade de Maceió na segunda metade do século XX”. As duas etapas anteriores compreenderam os períodos entre 1945-1960 e 1960-1970.

O foco deste estudo encontra-se na análise da forma espacial de 104 projetos de parcelamento do solo para fins urbanos (loteamentos, desmembramentos, conjuntos habitacionais), em Maceió, aprovados entre 1970 e 1980 pela Prefeitura Municipal.

O objetivo geral deste estudo é somar conhecimentos sobre a caracterização do processo de crescimento espacial da cidade de Maceió ocorrido na segunda metade do século XX enfatizando, mais detalhadamente, as transformações nas configurações dos espaços de uso público da cidade, ocorridas na década de 70.
METODOLOGIA:

Como na primeira e na segunda etapa da investigação, nesta terceira etapa os estudos foram realizados com a análise de parte dos projetos de parcelamento do solo urbano registrados na Prefeitura, arquivados na Secretaria Municipal de Convívio e Controle Urbano (SMCCU).

Foi realizada a representação gráfica digital — em escala variável conforme o tamanho do empreendimento — dos projetos de parcelamento para a sua impressão e visualização em formato A4.

Preenchimento de Quadro Descritivo (planilha de dados) de todos os parcelamentos, com quantificação da ocorrência de cada uma das categorias de espaço, suas superfícies, larguras, formas, tipos de intersecções, etc.

Estudo comparativo das formas espaciais utilizadas para configurar os projetos de parcelamento urbano aprovados para implantação na cidade de Maceió entre 1970 e 1980.

Estudo das dimensões dos principais elementos urbanos (quadras, lotes, ruas, praças, cruzamentos, etc.) constantes dos mencionados projetos.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos nesta etapa atual da pesquisa (1970-1980) caracterizam-se como um estudo analítico norteado basicamente pelos padrões estabelecidos na etapa anterior (1960-1970), como a classificação dos projetos de parcelamento segundo seus principais aspectos morfológicos: os  principais tipos de formas espaciais da malha viária;  as principais classes de tamanho; formas predominantes das glebas; área média dos lotes; número de parcelas (lotes); o número de praças; principais formas das praças; os tipos de ruas criadas; o número de ruas criadas e, por fim, o número de cruzamentos internos e externos criados.

Na etapa atual houve uma atualização na classificação das formas espaciais da malha viária, com o acréscimo de três novas formas: o Parcelamento em malha ortogonal segmentada (linear ou em malha ampla, as quadras são dispostas formando grupos de quadras dispostas ou não em torno de uma praça); o Parcelamento em malha labiríntica (Organização espacial em múltiplas divisões que não seguem uma disposição regular) e o Parcelamento em unidade de vizinhança (a vizinhança deve ser considerada tanto como uma unidade de um conjunto maior, quanto uma entidade distinta em si mesma).

Houve também outra inovação com a criação de uma classificação para os tipos básicos de ruas encontrados nos projetos de parcelamento da década atual: a “Rua/avenida com pista central e calçadas laterais”; o “Boulevar: rua/avenida com canteiro central” e “Beco: rua finalizada em cul-de-sac”.

CONCLUSÕES:

Este trabalho apresentou resultados parciais do estudo sobre a pesquisa “A Produção dos Espaços de Uso Público na Cidade de Maceió na Segunda Metade do Século XX”, 3ª etapa (1970-1980), onde o objetivo é contribuir para a análise sobre o processo de ampliação da malha urbana da cidade. O foco principal deste tema da pesquisa “Estudo Morfológico dos Projetos de Parcelamento Urbano de Maceió, aprovados entre 1970 e 1980”, objetivou dar continuidade aos estudos anteriores sobre as principais formas de parcelamento do solo e seus elementos básicos adotados no referente período e estabelecendo uma comparação com os períodos anteriores.

Algumas comparações já puderam ser efetuadas no sentido de se evidenciar as tendências de desenho urbano no período estudado e em relação aos períodos anteriores, por exemplo, as praças que apresentaram uma tendência de crescimento em número desde a primeira etapa da pesquisa (1945-1960) até o início da década de 70. Essas comparações sofrerão o crivo dos demais projetos que ainda faltam ser estudados. Todavia, já se pode adiantar que poucas inovações foram introduzidas na cidade em termos de espaços de uso público. Pelo contrário, parece que ocorreu uma perda de qualidade e variedade dos espaços projetados.

Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas-FAPEAL
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Maceió; Espaço público; Morfologia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006