IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A INTERDISCIPLINARIEDADE NO CONTEXTO DE ENSINO A DISTANCIA

 

Andressa da Costa Farias  1
(1. Departamento de Artes e Letras, Letras, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM)
INTRODUÇÃO:

O meio digital se apresenta cada vez mais como recurso ao Ensino a Distância principalmente no Ensino Superior Brasileiro. Para tanto se faz necessário, então, o uso do meio digital (o computador), como instrumento pedagógico nas diferentes áreas da ciência. Neste sentido, a interdisciplinaridade é um fator chave para o desenvolvimento dos cursos a distancia e semi-presenciais. Uma vez que, diferentes áreas do conhecimento são envolvidas no processo de ensino e aprendizagem. A relevância deste estudo se propõe a apontar de que forma a interconexão dos saberes pode possibilitar o desenvolvimento e a conclusão de cursos a distancia e semipresenciais.

METODOLOGIA:

Este estudo procura apresentar de que forma são utilizados como recurso pedagógico o meio digital através do computador no contexto de ensino a distancia. Para tal parte da análise teórica de textos  que salientam a experiência prática de implementação de cursos a distancia ou semipresenciais na universidade. Além disso, procura salientar a importância da interdisciplinaridade para a conclusão, estruturação e fomentação dos cursos a distancia.

RESULTADOS:

Nas bibliografias consultadas para esta análise chegou-se a alguns resultados importantes como:

a)      O trabalho em Educação a Distância pressupõe uma perspectiva de coletividade, de trabalho em rede, de troca e construção permanente de saberes. Neste sentido, a interdisciplinaridade se mostra um fator chave na construção e desenvolvimento de cursos a distancia. Há a necessidade de uma gama diversa de profissionais envolvidos com a parte técnica e tecnológica, bem como com a parte pedagógica e científica dos cursos.

b)      A perspectiva pedagógica muda, não existe um ambiente hierarquizado e fechado. A interdisciplinaridade se mostra evidente na mudança da perspectiva da construção do conhecimento, uma vez que professores e alunos contribuem com as suas próprias aprendizagens. O ensino a distancia abre uma possibilidade única de liberdade, de troca de saberes, a hierarquia professor-aluno fica fora de foco. O ambiente digital se constitui como um meio mais livre para a troca de saberes.

 

CONCLUSÕES:

A crescente demanda por educação de qualidade e que dê acesso ao maior número possível de indivíduos faz com que o ensino a distancia se mostre como uma solução importante para a democratização e distribuição do saber.  Neste sentido, é crescente a criação de cursos a distancia e semipresenciais na universidade brasileira atualmente. Esta realidade tem mostrado uma possível modificação das práticas pedagógicas até então vigentes, a importância do contexto da interdisciplinaridade e da troca de saberes entre os atores envolvidos nos cursos. Além disso, contata-se que os sujeitos envolvidos nesta prática desenvolvem mais a sua autonomia na busca do saber e são imersos numa rede interdisciplinar na medida em que devem trabalhar de forma cooperativa entre sujeitos de diversos locais, de forma assíncrona ou síncrona. Trabalham às vezes como alunos, como tutores, supervisores  quando em interação com colegas de menor experiência, etc.... A busca pelo saber é constante. Sujeitos são eternos aprendizes.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: ensino; educação a distância; interdisciplinaridade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006