IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada

ELEMENTOS DE REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA EM CONCEIÇÃO EVARISTO E TONI MORRISON

Rafael Machado Guarischi 1
(1. Departamento de Letras Anglo-Germânicas / UERJ)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho se insere na pesquisa da Profª. Drª. Maria Aparecida Andrade Salgueiro: Tradução e Cânones Literários - em foco, a literatura de escritoras de origem afro. Após um histórico de discriminação e exclusão social, vários grupos vêm ganhando força nas últimas décadas, entre eles os afro-descendentes e as mulheres. Com isso, questões amplas relativas a tais grupos passaram a ser discutidas na Universidade e vários estudos sobre eles vêm sendo realizados em diferentes áreas do conhecimento. Especificamente na Literatura, cresce o interesse em estudar as obras literárias produzidas por eles, em sua maioria excluídas do cânone oficial. Juntando os sujeitos literários desses dois grupos, forma-se um sujeito caracterizado pelo binômio mulher-negra, bastante explorado por escritoras de origem africana e com vastas possibilidades de ser trabalhado. Dentro desse contexto, há, na contemporaneidade, várias autoras, brasileiras e estadunidenses, trabalhando tal tema. Neste trabalho, iremos nos ater a duas delas: a afro-brasileira Conceição Evaristo e a afro-americana Toni Morrison. Pretendemos analisar como o sujeito mulher-negra é representado em "Ponciá Vicêncio", de Evaristo, e em "The Bluest Eye", de Morrison, obras em que o perfil das personagens principais (Ponciá e Pecola, respectivamente) se encaixa perfeitamente no nosso objeto de estudo. Nossa meta é chegar a pontos de comparação e contraste entre o referido sujeito literário no contexto brasileiro e no estadunidense.

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada no trabalho caracteriza-se fundamentalmente pelo estudo exploratório. Além disso, é importante ressaltar que o trabalho está inserido dentro de um projeto de pesquisa (já mencionado na Introdução), que promove constantes reuniões objetivando uma forte integração entre seus membros, compostos não apenas por alunos de graduação, mas também do Mestrado e do Doutorado. Tal integração e conseqüente troca de informações (em especial com a outra bolsista PIBIC, Michelle Fresteiro, e com a Orientadora) se revelou uma peça importantíssima para a realização do trabalho. O conhecimento teórico foi adquirido também em palestras, seminários e congressos, através da leitura de livros e artigos de diferentes autores (por exemplo, Frantz Fanon, Aimé Césaire, Jean-Paul Sartre, W.E.B. Du Bois e a própria Maria Aparecida Andrade Salgueiro) e através do constante uso da Internet. O conhecimento do contexto sócio-cultural abordado pela pesquisa foi obtido em eventos culturais, como filmes, peças teatrais e exposições. Desta forma, vê-se que o trabalho foi realizado em diversos ambientes, principalmente laboratórios de pesquisa e reuniões, bibliotecas e espaços culturais (cinemas, teatros, museus).

RESULTADOS:

Após a leitura cuidadosa e um posterior estudo comparativo das obras literárias utilizadas neste trabalho, e a partir da bagagem teórica e sócio-cultural adquirida na pesquisa, tornou-se possível chegar a pontos de aproximação e distanciamento entre a representação do sujeito mulher-negra brasileira e a do sujeito mulher-negra estadunidense nas obras trabalhadas. O distanciamento entre os dois sujeitos se dá ao considerarmos os contextos social, cultural, histórico e econômico dos países em questão, visto que eles apresentam enormes diferenças, como, por exemplo, a questão da pobreza, mais acentuada no contexto brasileiro e, por conseqüência, mais visível na personagem de Ponciá. Por outro lado, foi possível observar diversos pontos de aproximação, com destaque para a insatisfação e uma grande melancolia sentidas por Ponciá e Pecola, o que é extremamente claro em diversos trechos de ambos os romances, e a tão comentada busca pela identidade, presente ao desenrolar de ambas as obras. Conseqüentemente, atesta-se o forte preconceito e a grande discriminação que ainda marcam profundamente as sociedades brasileira e estadunidense (tanto relativo à raça/etnia, como também ao gênero), mesmo depois de longos anos de luta pela igualdade de direitos.

CONCLUSÕES:

Em virtude dos resultados obtidos na pesquisa e levando-se em conta que a Literatura é um dos meios de expressão mais importantes de uma sociedade, chegamos à conclusão de que muito ainda há de ser feito e há necessidade de mais lutas para que as mulheres e os afro-descendentes possam ter seus lugares conquistados e reconhecidos nas sociedades brasileira e estadunidense. São necessárias reformas não só no campo político, mas também no social e até mesmo no acadêmico, rompendo preconceitos e chegando-se ao fim do enrijecimento de olhares, de forma que novos estudos sobre esses grupos possam ser realizados não somente no campo da Literatura, como também em muitas outras áreas do conhecimento, e para que possa haver um incentivo maior para tais estudos. Além disso, também deve-se pensar em mudanças no que tange ao cânone oficial e à questão da tradução, ambos ainda muito contaminados por ideais discriminatórios. Em suma, tais mudanças são necessárias para que, no futuro, em um eventual novo estudo sobre esse mesmo sujeito mulher-negra, não encontremos mais uma Ponciá fechada em si mesma e completamente desesperançosa, nem uma Pecola infeliz e frustrada por não ser loira de olhos azuis, mas sim novas personagens, felizes, satisfeitas e seguras com a própria identidade e cheias de esperança em um futuro melhor.

Instituição de fomento: UERJ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: literatura afro-brasileira; literatura afro-americana; gênero.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006