IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada

DETECÇÃO DE MICRORGANISMOS EM SORVETES FABRICADOS E COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE MURIAÉ-MG E REGIÃO

Daniela Moreira Gomes 1
Lívia Tavares Mendes 1
Kenia Pereira Lemos Bastos 1
Helvécio Cardoso Corrêa Póvoa 1
Edivan Moreira Arêdes 1
(1. FAMINAS faculdade de minas)
INTRODUÇÃO:

O sorvete a base de leite, desenvolvido na Europa, foi introduzido no norte da América há, aproximadamente, 250 anos, sendo adotado pelos norte-americanos que se encarregaram de melhorá-lo a ponto de tornar-se um dos principais itens de sua dieta 1.

Além do valor nutricional, o sorvete apresenta a característica de alta digestibilidade, quando bem homogeneizado. Essa característica associada a outras, tais como sabor doce e textura macia, fazem do sorvete um alimento ideal para todas as idades. Pela fácil assimilação, o sorvete é excelente para idosos, pessoas de pouco apetite e em casos de úlceras e gastrites crônicas. Ainda, o sorvete exerce função terapêutica em que, pelo resfriamento, ocorre o descongestionamento da mucosa gástrica inflamada e estimula a secreção das enzimas digestivas. Enfim, pode-se notar que nunca se reuniu tantos atributos em um só alimento quanto no sorvete, onde se juntaram a nutrição e o prazer 2.

O sorvete é um produto amplamente consumido, principalmente em regiões de clima quente, por ser um alimento refrescante, de sabor agradável e de composição nutricional variável. Estes produtos, quando acrescidos de leite, tornam-se mais susceptíveis às contaminações por microrganismos diversos, principalmente quando são manipulados e armazenados de forma inadequada.

O propósito deste trabalho foi verificar a qualidade microbiológica de sorvetes consumidos no município de Muriaé.

METODOLOGIA:

Foram analisadas amostras de sorvetes, contendo leite em sua composição. Dez gramas de cada amostra foram adicionadas em 90 mL de água peptonada (salina 0.9% + peptona 1%) e incubadas a 370C por 18 horas Ao término deste período de incubação, a suspensão foi diluída até a concentração de 10-5 em água peptonada e  plaqueado em agar de contagem em placa (PCA) e incubado por mais 18 horas a 37°C.

As colônias isoladas foram inoculadas em meio seletivo BEM (isolamento de enterobactérias), Manitol com 7.5% de NaCl (isolamento de S. aureus) e agar SS (Isolamento de Salmonella  e Shiguella).

 

 

RESULTADOS:
  

        

A presença de coliformes totais em todas as amostras de sorvete analisadas sugerem contaminação através da água ou leite utilizado no preparo do sorvete. A presença de coliformes fecais (Escherichia coli) em 50% das amostras indica contaminação com material fecal, tornando o produto inadequado para o consumo.

            A presença de Staphylococcus aures é sugestiva de contaminação por microrganismos encontrados na cavidade nasal e mãos de seres humanos.

CONCLUSÕES:
Por ser o sorvete um produto de consumo elevado pela população em geral, não deveria ser constatada a presença de microrganismos patogênicos em sua análise. Entretanto, após observação das amostras coletadas, verificou-se alto índice de contaminação por estes microrganismos, o que sugere falta de condições higiênico-sanitárias no processo de manipulação e ausência de controle de qualidade
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: sorvete; analise microbiologica; deteccao de microrganismos em sorvete.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006