IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Direito - 12. Direito

A MULHER NEGRA E A VIOLÊNCIA SEXISTA NA CIDADE DE MURIAÉ ESTADO DE MINAS GERAIS.

Rosana Clark dos Santos 1
Maria Angelica Santos Cato Luz 1
Sergio Gomes Luz 1
Marilene de Souza Campos 1
Fernando Gaudereto Lamas 1
Renata Barbosa 1
(1. Faculda de Minas-FAMINAS -CAMPUS Muriaé/MG)
INTRODUÇÃO:

 

A violência contra a mulher é uma violação aos direitos humanos.Qualquer mulher pode ser vítima de violência, sendo este um fenômeno democrático que atravessa todas as classes e grupos sociais.Mas há um agravamento quando a mulher é negra porque o racismo produz outras violências adicionais.Em Muriaé mais da metade dos casos de violência sexista envolvem mulheres negras.Tal fato referenda a importância desse estudo.O objetivo desse trabalho é auxiliar o poder público local na elaboração de políticas públicas que previnam e coíbam a violência doméstica e familiar contra a mulher, desconstruindo ao mesmo tempo a relação de coisificação e de preconceito contra a mulher negra em particular.

 

METODOLOGIA:

 A e A pesquisa envolve a análise de Boletins de Ocorrência da Polícia Militar de MG, Polícia Civil de MG e entrevisentrevistas com mulheres negras e outras pessoas envolvidas nesse tipo de violência.

 

RESULTADOS:

Os dados estatísticos mais relevantes do estudo são: faixa etária da vítima  :de 18 a 30 anos atingiu o índice de 46,6%; de 31 a 50 anos 38,2%.

Estado civil da vítima: casada 21,8%; solteira 10,1% ;amasiada 44,5%.

Profissão da vítima: doméstica 16,0%; do lar 54,2%; estudante 3,4%; vendedora 2,1%; costureira 8,0%.

Os dados estatísticos mais relevantes do agressor são: faixa etária de 18 a 30 anos 29,0%; de 31 a 50 anos 47,5%.

Estado civil: casado 22,3%; amasiado 42,4%, solteiro 9,2%.

Profissão: servente de pedreiro 10,1%; lavrador 7,1%; pedreiro 5,5%; sem ocupação 7,1%; vendedor 5,9%, outras 25,2%.

Os motivos mais relevantes são: embriaguez 29,0%; dificuldade financeira/ desemprego 1,7%; ciúme 23,1%; entorpecentes 4,6; desentendimento 3,4%; motivo não declarado / outros 38,2%.

Os tipos de violência mais relevantes são: agressão 26,1%; lesão 42,9%; agressão e ameaça 28,6%.

CONCLUSÕES:

 

Pela análise dos dados pesquisados com relação ao ano de 2003 concluímos que a violência sexista na cidade de Muriaé acompanhou uma tendência mundial de acréscimo, onde somente no Brasil de acordo com estudos da Fundação Perseu Abramo a cada 15 segundos uma mulher é espancada.E o principal agressor é o marido (ex) ou o parceiro (ex).

Por isso também é importante que se alargue o conceito de violência contra a mulher, para além da agressão e do abuso sexual, introduzindo o conceito de violência racial entre as práticas que produzem danos físicos ,morais, psicológicos etc nas mulheres vítimas ou em situação de violência.

Instituição de fomento: FAMINAS -Faculdade de Minas/Campus Muriaé/MG
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Negra; Violência ; Mulher.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006