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H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 5. Teoria Literária

TAMBOR DE CRIOULA: SUAS CANÇÕES E SEUS CANTADORES – ASPECTOS SÓCIO-CULTURAIS DA CRIAÇÃO POÉTICA NAS FESTAS DE PROMESSA A SÃO BENEDITO.

Danielle Castro da Silva 1
Andrea Teresa Martins Lobato 1
(1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA)
INTRODUÇÃO:

O Tambor de crioula é uma manifestação maranhense de origem afrodescendente que tem nas suas toadas um espaço de conjugação artística das questões sócio-culturais que envolvem as comunidades de brincantes, bem como de expressão da força e do valor do povo negro do Maranhão. Traz como principais temáticas a louvação a São Benedito, o santo negro, do mesmo modo que os elementos cotidianos que circundam os brincantes. Desvendar as relações estabelecidas entre o meio sócio-cultural dos brincantes e a criação poética nas festas de tambor é o problema central da pesquisa. Objetiva-se demonstrar o significado das toadas para a comunidade nas festas destinadas ao pagamento de promessas a São Benedito.

METODOLOGIA:

Entre as atividades metodológicas destacam-se o método de abordagem indutivo, de natureza teórico-prática, através da observação das festas do Tambor de Crioula e do cotidiano da comunidade, por meio de análise e tratamento dos dados coletados, quais sejam: entrevistas, testemunhos e as próprias toadas do Tambor. Também se ressalta a pesquisa bibliográfica tanto de fontes primárias, mais específicas sobre o Tambor de Crioula, quanto de fontes secundárias.

RESULTADOS:

Verificou-se que a brincadeira do Tambor de Crioula é condição imprescindível para a maioria das festas em louvação a São Benedito e que no momento do pagamento das promessas há certo ritual constituído de reza de ladainhas, abertura do tambor com uma roda em que as brincantes dançam com a imagem de São Benedito na cabeça, enquanto os cantadores entoam canções em homenagem ao santo e dança até o amanhecer. As toadas têm uma importância extrema no pagamento das promessas, sendo a sua feitura quase sempre, nessas ocasiões, inspirada por temas relacionados a São Benedito, além das toadas que se relacionam ao cotidiano dos brincantes.

CONCLUSÕES:

Percebe-se que as letras das toadas do Tambor de Crioula são uma forma de afirmar a crença em São Benedito, cuja devoção é inspirada, principalmente, pela identificação com a cor da pele do santo pelos brincantes, na sua maioria afrodescendentes. O culto deste santo no Maranhão é antigo e muito forte, podendo ser observado com muita freqüência, sobretudo, entre as classes menos abastadas. Nas festas de promessa só se inicia ou encerra o ritual depois de entoadas diversas canções de tambor em homenagem a São Benedito, o que é acompanhado pela dança dos brincantes e pelo conjunto dos tambores, pelo que se percebe a enorme importância das toadas no pagamento de promessas.

 

Instituição de fomento: FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Tambor de Crioula; Toadas; São Benedito.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006