IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 7. Gestão Pública

Gestão Universitária no Maranhão: OS FINS DAS universidades públicas

Mauro Enrique Carozzo Todaro 1
Zeneida Parente Alves Neta 2
(1. Professor Mestre do Departamento de Administração / UEMA; 2. Graduanda em Administração / UEMA)
INTRODUÇÃO:

A universidade, apesar de seus problemas internos, é uma instituição de valor decisivo para que, através da mobilização dos recursos da cultura e da ciência, a sociedade possa superar as dificuldades de toda ordem nas que atualmente se debate. Observa-se que, sobre a base de um profundo debate de caráter político-educativo, a universidade define sua filosofia, seus fins e suas funções. Conscientemente ou não, ela hierarquiza suas finalidades, com base num conjunto de valores que as orientam. A finalidade é considerada um objeto em função do qual se age, dado que toda finalidade supõe ação e movimento, pelo menos em potência. Enquanto que, os valores são qualidades associadas às finalidades que permitem sua hierarquização. Por essa razão, torna-se bastante interessante observar como esses aspectos atuam na realidade das universidades maranhenses. Portanto, a pesquisa tem como principal objetivo conhecer os fins mais valorizados pelas Universidades Públicas do Maranhão: a Federal e Estadual. Busca alcançá-lo através de uma análise dos fins mais valorizados no discurso oficial das universidades e também na visão de professores e alunos. Além disso, pretende confrontar essas visões para, em seguida, realizar uma comparação entre ambas as universidades. Trata-se de um estudo relevante, pois brinda às pessoas envolvidas na gestão universitária conhecimentos que ampliam suas possibilidades de crítica e transformação das instituições de ensino superior.

METODOLOGIA:

Este trabalho é um estudo de caso comparativo, do tipo descritivo, dado que seu foco essencial reside no desejo de conhecer a comunidade, seus traços característicos, em particular as relações entre certas variáveis no contexto das duas instituições públicas de ensino superior do Maranhão. Por outro lado, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza básica. Quanto à fundamentação teórica, os seguintes autores foram adotados na pesquisa bibliográfica: LUCKESI, DRÈZE e DEBELLE, TOBIAS, PAVIANI e POZENATO. Os dados foram obtidos a partir da análise documental, particularmente da análise das páginas publicadas na Internet, pelas universidades maranhenses. Esses documentos incluem definições de missão, valores, discursos dos reitores e estatutos. Além disso, foi realizado um levantamento de campo, através de entrevista semi-estruturada, com professores e alunos, em uma amostra de trinta informantes. Para análise dos dados obtidos, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Recorreu-se à análise temática, que utiliza o “tema” como unidade de registro. As regras de enumeração utilizadas neste trabalho incluem a presença, a freqüência e a intensidade de unidades de registro. As categorias de análise adotadas neste trabalho encontram suas bases no marco teórico e correspondem às categorias utilizadas por diversos autores: Ensino; Pesquisa; Extensão.

RESULTADOS:

Na Universidade Federal, o discurso oficial apresenta uma proposta equilibrada, no sentido de que está voltada à formação de profissionais e cidadãos, interação com a sociedade e avanço da ciência, enquadrando seus fins em um mesmo patamar de relevância: Ensino, Pesquisa e Extensão. A Universidade Estadual dispõe de um discurso oficial mais direto e objetivo, voltado, maiormente, para o desenvolvimento estadual através do Ensino, mas também considerando Pesquisa e Extensão. Através de entrevistas com professores e alunos, constatou-se que, na Universidade Federal do Maranhão, a categoria Ensino representa cinqüenta por cento do total de unidades de registro. Oitenta e quatro por cento das mesmas correspondem ao Ensino Profissionalizante, enquanto que, as restantes correspondem ao Ensino Integral. A categoria Pesquisa apresenta vinte e cinco por cento de unidades de significado e a mesma porcentagem de ausências. Da mesma forma, a categoria Extensão apresenta vinte e cinco por cento de unidades de registro e dezessete por cento de ausências. Já na Universidade Estadual, as entrevistas coletaram cinqüenta e dois por cento das unidades de registro na categoria Ensino. Destas, cem por cento corresponde ao Ensino Profissionalizante. Pesquisa e Extensão também são equiparadas, tendo cada uma vinte e quatro por cento de unidades de significado. Quanto às ausências, Extensão apresenta trinta e oito por cento e Pesquisa cinqüenta por cento.

CONCLUSÕES:

Com base na análise de discursos e entrevistas, conclui-se que existem discrepâncias entre a visão oficial e a dos alunos/professores sobre a valorização de fins em ambas as universidades. Na Universidade Federal, o equilíbrio observado no discurso oficial entre Ensino, Pesquisa e Extensão não se manifesta nas opiniões dos alunos/professores, sendo que, estes últimos acreditam que a universidade prioriza o Ensino Profissionalizante sobre os restantes fins. Já na Universidade Estadual o discurso oficial dá mais ênfase ao Ensino, em suas duas manifestações (Profissionalizante e Integral), enquanto que os alunos/professores entrevistados não identificam na prática a preocupação da universidade com o Ensino Integral. Em última análise, poder-se-ia concluir que ambas as universidades valorizam mais o Ensino Profissionalizante que os restantes fins que se propõem atender. Fato que as coloca perto do modelo funcional, dado que buscariam satisfazer as demandas do Estado (como no modelo francês), a forte demanda de jovens por trabalho e de empresas por profissionais. Apesar de dar conta dessas demandas legítimas e reais da sociedade, estas tendem a abordar a educação como uma instância dentro da sociedade e exclusivamente ao seu serviço. Pelo que, em lugar de redimir a sociedade de suas mazelas, “a reproduz no seu modelo vigente, perpetuando-a, se for possível” Luckesi (1994, p. 41).

 
Palavras-chave: Universidade; Finalidades; Valores.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006