IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 5. Teoria Literária

POESIA X CANÇÃO: A MUSICALIDADE E A POÉTICA NA CRIAÇÃO DAS TOADAS DO TAMBOR DE CRIOULA.    

Helayne Natália Araujo Freire 1
Andrea Teresa Martins Lobato 1
(1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA)
INTRODUÇÃO:

O Tambor de Crioula é uma dança de divertimento, de origem africana encontrada no Maranhão, sem época fixa de apresentação, e que se incorpora às práticas do catolicismo tradicional e da religiosidade afro-maranhense. Discutir a caracterização dessas canções quanto poesia, tendo em vista a utilização de recursos e técnicas literárias, é o ponto crucial da pesquisa. Objetiva-se com isso a caracterização e o reconhecimento dessa manifestação popular enquanto criadora de arte poética.

METODOLOGIA:

Utilizou-se como método da pesquisa a abordagem indutiva, de natureza teórico-prática e tendo por referencial teórico o empirismo. Apresenta-se como fonte maior de estudo, a pesquisa de campo, método já consagrado entre as pesquisas referentes a cultura popular, através da observação direta das festas do Tambor de Crioula e análise de suas toadas, dos depoimentos e das informações oralmente transmitidas pelos brincantes, além da pesquisa bibliográfica de fontes primárias e secundárias.

RESULTADOS:

Constatou-se que a criação literária no Tambor de Crioula é realizada aos moldes dos textos de composição popular, utilizando-se de recursos formais e estilísticos que facilitam a memorização pelo público, bem como são marcados pelas improvisações que têm por base as toadas já conhecidas pelos brincantes. Além disso, verificou-se que a canção e a poesia têm uma origem comum, só havendo a criação de uma dicotomia mais tarde, já que as primeiras poesias nasceram com acompanhamento musical.

CONCLUSÕES:

Percebe-se que as letras das canções do Tambor de Crioula são passíveis de análise teórica, pois mesmo tendo como suporte a improvisação e a oralidade, a arte não pode ser presa num conceito determinista, arte é isto. Além disso, a palavra no Tambor de Crioula ocupa um espaço privilegiado em relação a melodia, que é construída em cima das palavras, tratando-se assim de poesia musicada.

Instituição de fomento: FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Toadas; Musicalidade; Poética.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006