IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA INTERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLAS

Aline Vasum Ozga 1
Micheli Renata Casarin 1
Briseidy Marchesan Soares 1
Maria Lorete Thomas Flores  1
Neusa Maria Jhon Scheid  1
(1. Departamento de Ciências Biológicas /URI - Santo Ângelo/RS)
INTRODUÇÃO:

O professor, como todo profissional, precisa estar atualizado para atuar na escola de seu tempo. Isto implica, não apenas na atualização dos conteúdos específicos, mas igualmente nas questões educacionais mais amplas. No caso particular do conhecimento científico, verificamos que este atinge níveis de transformação espantosos, em virtude da rapidez com que as informações são produzidas em todas as partes do mundo (LEAL & SELLES, 1999).  Segundo Schön (1987) quando o professor reflete em e sobre a ação, ele se converte em um investigador da aula. Sua criatividade, além de determinar os meios e os procedimentos a utilizar, envolve também considerar os fins de sua intervenção, interpretar o contexto concreto e elaborar sua ação de forma progressiva reformulando sua teoria e seu planejamento através da interação com a situação concreta. Com base nestes fatos desenvolveu-se este projeto que visou oportunizar o aperfeiçoamento da prática educativa e contribuir para o crescimento da educação científica e o desenvolvimento da comunidade escolar através de encontros de estudos sobre metodologias, conteúdos e avaliação utilizados nas aulas de Ciências e Biologia, promovendo assim uma maior integração da universidade com as escolas da rede pública estadual.

METODOLOGIA:

O município de Santo Ângelo, localizado na região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, possui 25 escolas estaduais de ensino fundamental e médio. O projeto está sendo desenvolvido com os professores de Ciências e Biologia destas escolas. Os professores foram convidados a participar de reuniões mensais na Universidade. Partindo deste grupo de estudo realizou-se um diagnóstico dos problemas e dificuldades encontradas pelos professores no ensino de Ciências. Os métodos utilizados foram o relato individual de cada participante e a discussão em grupo. No decorrer das reuniões foram resgatados conteúdos e metodologias que são desenvolvidas pelo grupo de professores em suas aulas fazendo um intercâmbio de saberes e práticas pedagógicas. Os professores participantes iniciaram a reconstrução de metodologias relacionadas aos assuntos que estavam sendo trabalhados em sala de aula. Para elaboração das metodologias procurou-se dar ênfase a tópicos que poderiam vir a interessar os alunos, como a realização de pesquisas, textos de revistas, internet e outros. Os professores após a realização do planejamento das aulas retornaram as escolas para aplicação. Nos posteriores encontros apresentavam seus relatos em relação ao desenvolvimento geral das aulas ou seja evidenciando os aspectos positivos e negativos.

RESULTADOS:
Inicialmente encontraram-se dificuldades devido a pouca participação de professores nas reuniões e diferença no número de participantes entre uma reunião e outra. Estimulou-se os professores participantes para sensibilizar os demais colegas que não estavam participando e verificou-se que a não participação de muitos estava relacionada com os horários e dias disponíveis devido a carga horária. Para solucionar o problema fez-se as reuniões em dias alternados da semana. Nas reuniões foram relatadas as principais dificuldades enfrentadas nas escolas pelos professores, como a falta de horário para realização de aulas práticas, a má conservação dos laboratórios e a falta de novas técnicas. Discutiu-se a interdisciplinaridade, os projetos que são realizados em cada trimestre nas escolas, a falta de material audiovisuais e didáticos como jogos, para realização das aulas de ciências. Partindo destes relatos iniciou-se a elaboração de um plano de aula. O assunto Sistema Nervoso foi escolhido pelo grupo. O principal objetivo foi planejar uma aula que relacionasse o conteúdo aos assuntos que são vivenciados pelos alunos. Após a aplicação dos conteúdos nas escolas os professores retornaram com resultados animadores. As aulas despertaram muita curiosidade e atenção dos alunos, surgiram perguntas e ocorreram discussões sobre o conteúdo. A única dificuldade encontrada pelos professores foi à pequena quantidade de materiais didáticos que se encontram nas escolas sobre o assunto.
CONCLUSÕES:

Pode-se concluir nesta etapa do projeto, que os professores inseridos nesta atividade docente de proposta de formação continuada da Universidade estão sendo assessorados para que possam ter condições e estímulo para (re) pensar sua prática pedagógica, o que representa contribuições para a dinamização do processo ensino-aprendizagem em ciências. O projeto obteve resultados satisfatórios neste período, pois os professores se engajaram em uma nova proposta de trabalho, reconstruindo metodologias e aplicando as mesmas em suas escolas, fazendo assim uma experiência com os próprios alunos.  Além disso, observou-se que os encontros mensais realizados na Universidade têm despertado nos profissionais da escola pública novos interesses de darem continuidade aos seus estudos com a finalidade de aprimorarem seus conhecimentos e sua prática. Em cada encontro os professores têm acesso a uma bagagem de informações oriundas do contato com profissionais da universidade e de outras escolas, tornando assim uma experiência única e gratificante para todos, pois a troca de informações em um mundo tão globalizado é de fundamental importância.

Instituição de fomento: URI - Programa de Extensão Universitária.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: educação; formação continuada; ensino de ciências.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006