IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 7. Teorias da Comunicação
ESTUDO COMPARATIVO DE JORNAIS COMUNITÁRIOS: JORNAL DO GUARÁ X TRIBUNA DO GUARÁ 
Trajano Silva Jardim 1
(1. UnICESP -)
INTRODUÇÃO:

A Pesquisa é resultado de uma monografia de conclusão do Curso de Graduação em Comunicação Social e tem como tema: Estudo comparativo de jornais comunitários: Jornal do Guará x Tribuna do Guará. Realizamos uma análise comparativa dos discursos dos referidos jornais. Para essa abordagem tomamos como embasamento a Teoria Crítica. Nessa análise determinamos duas categorias principais para comparação dos discursos: a relação dos veículos com o poder e a relação deles com a comunidade.

 

 
METODOLOGIA:

O estudo comparativo foi realizado a partir da análise do discurso dos veículos Jornal do Guará x Tribuna do Guará, no período que vai do ano 1983, ano de fundação do Jornal do Guará, até 1991, quando surge o Tribuna do Guará.

Para desenvolver a análise do discurso dos veículos estudados foram pesquisadas dez edições do JG, que circularam entre março de 1983 a julho de 1991. Do jornal TG recorremos aos três números editados entre maio e agosto de 1991, período em que conseguiu sobreviver.

 

 
RESULTADOS:
 Não existem
CONCLUSÕES:

Na análise de dois discursos diferenciados verificamos que a imprensa comunitária é levada a se estruturar, dentro do sistema capitalista, como uma empresa privada geradora de lucros. Ela é forçada a transformar seu discurso de “espaço de voz” que deveria estar voltado para os interesses da comunidade, em um discurso “complacente” ao poder vigente.

A partir dessa diferenciação discursiva observa-se que, fora desse padrão de funcionalismo-integrado, torna-se difícil à sobrevivência de um veículo de discurso crítico ao poder vigente. A prova disso é que o veículo Jornal do Guará, com seu discurso integrado consegue sobreviver. Enquanto o Tribuna do Guará na contra corrente, com um discurso crítico, sucumbiu às pressões oficiais.

Podemos concluir que a imprensa comunitária, pelas razões apresentadas, não está fora do contexto de toda a grande imprensa, na qual todas estão inseridas dentro de uma economia de mercado, onde o lucro é o seu objetivo natural e instrumento do poder hegemônico do Estado e das classes dominantes.

 

 
 
Palavras-chave: Análise de discurso ; Estudo comparativo; História da Imprensa Comunitária.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006