IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES TURÍSTICAS EM ÁREAS RURAIS NO MUNICÍPIO DE AREIA –PB
Romero Duarte de Andrade 1
Lucas da Silva 1
Carlos José Duarte Pereira 1
Daniel Duarte Pereira 2
(1. Depto. de História e Geografia / Universidade Estadual da Paraiba - UEPB; 2. Depto. de Solos e Engenharia Rural / Universidade Federal da Paraiba - UFPB)
INTRODUÇÃO:
O turismo, uma das mais relevantes atividades em termos de economia, cultura e ambiente. Está sendo considerado o setor que mais cresce e gera empregos nos dia atuais. No Brasil essa atividade ainda é vista como recente, sendo  considerado pelos especialistas, como um mercado promissor e em plena ascensão. O turismo no espaço rural em áreas interioranas do Nordeste brasileiro, tem sido visto como uma alternativa ao turismo litorâneo, sendo considerados como uma opção para a geração de emprego  e renda dessas localidades. O município de Areia, localizado na Mesorregião do Agreste Paraibano, Microrregião do Brejo Paraibano, encontra-se em situação favorável à exploração dessa atividade. O meio rural do município de Areia, rico por seus patrimônios arquitetônicos, sua cultura e suas exuberantes e exóticas paisagens naturais, caracteriza-se pela abundância de recursos naturais susceptível a atrair turistas
METODOLOGIA:
Para a realização do presente trabalho foram feitas inicialmente revisões bibliográficas e em seguida entrevistas, através de questionários abertos, direcionados a representantes dos principais órgãos públicos e empreendedores ligados ao setor turístico, além de observações e identificações das áreas consideradas como atrativos em potencial.
RESULTADOS:
O turismo no espaço rural tem sido visto por muitos, como uma das iniciativas para revitalizar a economia das áreas rurais no município que se encontram num processo de estagnação devido a decadência dos engenhos pro9dutores de rapadura e cachaça. Se percebe que mesmo se dispondo de consideráveis atrativos turísticos no meio rural, estes não estão sendo utilizados de forma eficiente, devido à falta de credibilidade, de incentivos e investimentos. No entanto o número de trabalhos referidos às atividades turísticas na região, e especificamente no município, tem crescido refletindo o interesse de se desenvolver a região nessa perspectiva.
CONCLUSÕES:
O município de Areia possui o que se convencionou chamar de uma “vocação para o turismo no espaço  rural”, porém, essa atividade ainda se encontra numa fase de amadurecimento, por não dispor de uma estrutura organizada e planejada condizente com as potencialidades ecológicas locais. Se faz necessário promover a melhoria da infra-estrutura básica, implantando projetos-piloto de desenvolvimento turístico que envolvam a participação da população local, incentivando o desenvolvimento dessa atividade. A implementação de atividades de turismo no espaço  rural, com ênfase no ecoturismo,e também na agricultura familiar, tem sido vista como possibilidade de mudanças no perfil econômico e social da região, através da valorização do lugar e a transformação dos atrativos em produtos turísticos. O quadro do turismo no espaço  rural no município vem se alterando progressivamente, com perspectivas positivas e chances de superação  com relação às outras modalidades de turismo praticadas.
 
Palavras-chave: Turismo; Desenvolvimento sustetavel; Ecoturismo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006